Após a invasão dos dórios, a sociedade grega se organizou em torno da posse coletiva dos bens. Explique como essa vida comunitária se desintegrou e acabou sendo substituída por uma sociedade aristocrática
Soluções para a tarefa
Durante o período Homérico, a sociedade grega se organizava em Genos, com posse coletiva dos bens. Porém, esses grupos passaram a se unir, em busca de maior proteção. Com o grupos unidos, surge a necessidade de divisão de terras e cargos, fazendo com que o sistema de Genos perdesse a força e fosse dando lugar a aristocracia, surgindo as pólis gregas.
A aristocracia grega:
Com a invasão dos Dórios, no século XII a.c., houve a destruição de centros urbanos e a fuga de habitantes da Grécia. O modo de vida passou a ser baseado na agricultura local.
Genos
Os Genos eram as propriedades nas quais as famílias se organizavam para explorar a terra. Nos Genos as riquezas eram divididas e não havia posse, todos eram iguais e deveriam realizar as tarefas.
Com o passar do tempo, começou a surgir tensões sociais a partir da dificuldade de organização, crescimento populacional e dificuldade em nivelar a produção. Isso resultou na união de Genos, que formaram as Fátrias, onde a terra passou a ser dividida e os parentes do líder comunitário, o Pater, ficaram com as terras maiores e mais férteis.
Esse processo resultou na diferenciação de grandes proprietários e pequenos proprietários de terra. Os abastados precisaram se submeter aos que detinham mais poder e armas, surgindo assim, as cidades-estados gregas.
Saiba mais sobre a Grécia Antiga: https://brainly.com.br/tarefa/2988006
#SPJ4