- Aponte as principais diferenças da política de Platão e Aristóteles.
Texto de apoio:
Platão e a política
Platão, discípulo de Sócrates, era um cidadão de Atenas. Muitos fatos ajudaram Platão a formular a sua teoria sobre a política. Um desses fatos foi o julgamento de Sócrates que o condenou a morte, e outro fato é a sua própria teoria do conhecimento. Para Platão o ser humano e a pólis(cidade) possuíam a mesma estrutura. O ser humano teria três tipos de alma: racional, irascível e concupiscente. As três almas são importantes, assim como as três partes do corpo que formam o todo e, na pólis as coisas não poderiam ser diferentes. Ele dividia a cidade como a classe dos dirigentes (racional), classe dos militares (irascível) e a classe dos produtores (concupiscente).
Para Platão, o homem justo é aquele cuja a alma racional é mais forte que as duas outras almas. O homem justo é o homem virtuoso, visto que a virtude é de domínio do homem racional. Enquanto a política é a mesma lógica, os sábios devem governar, os militares devem defender e os produtores devem produzir. Platão, diferente dos outros, não excluía as mulheres da política. O sistema político defendido por ele está associado a um plano de educação que deveria ser dada pelo Estado até os 20 anos de idade de forma comum e obrigatória e sua felicidade poderia ser garantida. E dos 20 aos 35 anos apenas os futuros governantes receberiam uma educação específica. Assim, para ele, só os filósofos poderiam ser governantes, eliminando todo o resto da população.
Aristóteles e a política
Aristóteles elabora uma teoria política diversa das ideias de Platão. Para determinar o que é justiça precisamos distinguir dois tipos de bens: os partilháveis e os participáveis. Um bem é partilhável quando é uma quantidade que pode ser dividida e distribuída, como por exemplo, a riqueza. Um bem é participável quando é uma qualidade, como por exemplo, o poder político. A cidade justa saberá distinguir esses dois tipos de justiça e realizar ambos.
O Estado é uma instituição pela qual se faz a satisfação de todas as necessidades humanas, pois o homem é um animal social, político. A política aristotélica incentiva maior participação de todos os cidadãos uma vez que visa a felicidade de todos e a felicidade é a finalidade última do homem. Ele tendia para uma forma de governo democrático- intelectual e se interessava pela qualidade das instituições políticas (assembleias, tribunais, distribuição da riqueza, etc.). Diferente de Platão, Aristóteles considerava as mulheres seres incompletos e não as considerava como seres participantes da política. Infelizmente, sua visão predominou durante toda a idade média.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Alguns estudiosos dizem que a concepção de Platão acera da politica estava relacionada a uma visão idealista de cidade. Diferentemente de Platão, Aristóteles pensa a política de modo mais real. Aristóteles concebia o homem enquanto um animal político, sendo que a política estava em sua natureza.
Explicação:
espero ter ajudado nos estudos ❤️☘️
Perguntas interessantes
Sociologia,
4 meses atrás
Português,
4 meses atrás
ENEM,
4 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás