Química, perguntado por bellesinha, 1 ano atrás

apesar de as estrelas aparecerem estar próximas umas das outras, na verdade, são muito distantes entre si . Qual é a explicação para essa impressão que temos ao observar o céu

Soluções para a tarefa

Respondido por Corsair
41
Quando olhamos para o céu e vemos as estrelas, pensamos sempre que elas estão fixas numa posição, que não se mexem..Mas as estrelas movem-se e a grande velocidade. Por estarem a distâncias tão grandes da Terra, não nos apercebemos disso, e só o poderiamos constatar de verdade, com instrumentos de precisão apropriados.

E é precisamente por isto, por pensarmos que as estrelas estão fixas no céu, que criamos as constelações, que formamos agrupamentos de estrelas. Nestes agrupamentos elas parecem estar bem próximas umas das outras, quando na verdade em alguns casos estão a milhares de anos-luz de distância.

Estas estrelas e outros corpos celestes, pertencentes a uma mesma constelação, não têm relação física entre si, mas tendemos a pensar que sim quando olhamos para o céu, uma vez que não temos noção das grandes distâncias que as separam...apenas temos uma ideia da disposição delas em relação umas às outras, devido a uma ilusão de óptica. Por isso que achamos que as estrelas, as galáxias e outros objectos no céu, estão todos à mesma distância da Terra, e proximos entre si.
Perguntas interessantes