Aos olhos do público europeu, o Brasil revelado pelos viajantes estrangeiros era visto como uma espécie de terra prometida, de paraíso ainda não corrompido pelos vícios da sociedade européia. Por que uma gravura como a de Martius poderia contribuir para esse tipo de visão do Brasil?
> Explique a relação entre essa visão e os ideais românticos.
Soluções para a tarefa
Olá!
A pintura de Martius retrata realmente um paraíso. Na obra, é mostrado um lugar repleto de animais, o rio São Francisco, vários pássaros sobre o rio, muitas árvores verdes, isso tudo indica uma grande abundância de recursos exploráveis, o que incentiva ainda mais a colonização, apesar de na realidade não ser exatamente o que é retratado.
> O Romantismo no Brasil, era fundamentalmente inspirado na natureza, o romance se dava em torno desta, além é claro, da formação histórica do país, amor sofrido, cotidiano popular, etc. Uma obra como a de Martius trouxe bastante inspiração para autores do romantismo, devido a paisagem de um campo natural intocado pelo homem em perfeito estado.
Espero ter ajudado!
A Pintura de MARTIUS mostrava cenas importantes do Brasil .
Ele veio na comitiva do casamento de Dona Leopoldina e D.Pedro I ,
Após o casamento ele partiu pelas provincias e passou a pintar a nossa rica paisagem , os indios , animais e a viagem no rio Sao Francisco ,onde pintou a cachoeira de Paulo Afonso , a preferida de D. Pedro I
--> A relação entre a visão de Martius e os ideais românticos .
Ela traduziu os ideais do nacionalismo, mostrando as paisagens exuberantes do Brasil e os seus habitantes mostrando, os indios como o heroi nacional .
Nacionalismo e o indianismo