Aos bons da Filosofia
Questão de vestibular
(UNIOESTE - 2017)
Em suas Meditações sobre a Filosofia Primeira, René Descartes (1596-1650) afirma ser necessário pôr
em suspenso todo “saber” minimamente dubitável. A dúvida se torna, assim, “hiperbólica”, revestindo-se de
função metafísica e epistemológica. As hipóteses de um deus enganador e de um gênio maligno, que
tornariam “evidentes”, ou seja, que dariam aparência imediata de “verdade” a todo saber humano, são
evocadas em consonância a essa dúvida; tais hipóteses levam a compreender que mesmo as proposições
matemáticas mais simples – como “2+2=4” – podem ser postas em dúvida. O propósito de Descartes não é
instaurar um reino artificial de indecisão e relativismo, mas o de iniciar um Saber que mereça esse nome,
fundando-se a si mesmo e não podendo ser posto em dúvida ou suspenso, nem mesmo se aceitarmos aquelas
entidades enganadoras. Se, pois, a cada vez que eu somo 2+2 me aparece ao espírito o resultado 4, ainda
assim, diz Descartes, não sei por que o número quatro resulta como resposta necessária e universal; não
tenho clareza sobre o fundamento daquela evidência. O resultado aparece de modo súbito. Por outro lado,
uma evidência que correspondesse a seu próprio fundamento, ou seja, auto fundamentadora (um Saber que
fosse uma Certeza) seria encontrada, para Descartes, na fórmula que afirma que existo necessariamente se e
quando penso. A ligação entre pensamento e existência é indubitável – resiste até à hipótese de um gênio
maligno e à suspensão do mundo sensível. Se estou pensando, existo. Mesmo quando me engano, existo
enquanto penso; e na hipótese de o mundo sensível ser uma ilusão, enquanto penso, eu sou uma coisa
pensante verdadeiramente existente.
Com isso, encontra solo firme o que veio a ser conhecido como “filosofia moderna”.
1) Assinale, em conformidade com o que foi dito, a alternativa INCORRETA.
a) Verdade, para Descartes, equivale a Certeza. ( )
b) Na medida em que pensamento e existência ligam-se na fórmula básica “Penso, logo existo”, e porquanto essa certeza é “a priori”, Descartes não pode ser considerado um filósofo empirista. ( )
c) A Matemática é a ciência principal, da qual a filosofia primeira é um espelho, já que suas proposições (da Matemática) são certas e indubitáveis. ( )
d) Para Descartes, é correto afirmar que o conhecimento baseado na indução não resiste à dúvida hiperbólica. ( )
e) Descartes inaugura a filosofia moderna mediante a busca pelo fundamento do conhecimento certo, que tem em si mesmo o fundamento de sua evidência. ( )
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A resposta é a Letra A
Explicação:
Confia
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