Ao terminar o Ensino Médio, uma jovem pretende ingressar na universidade imediatamente. Entretanto, seus amigos decidiram outra coisa. Em uma conversa sobre as diferentes escolhas, ela é convencida que o melhor a se fazer seria ingressar no mundo do trabalho; ao invés de enfrentar quatro anos de sacrifícios e pouco dinheiro para as coisas básicas. Com a mudança de ideia, ela vai a procura de emprego. Na empresa em que foi contratada, a gerente comunica uma reorganização que produzirá duplicação das funções. Apesar disso, o cargo desempenhado pela jovem está seguro e existem oportunidades de uma promoção. Contudo, colegas de trabalho membros do sindicato da categoria não aceitam a proposta gerencial e votam por uma greve. A direção da empresa comunica que, em caso de paralisação, metas deixarão de ser cumpridas e alguns perderão seus postos de emprego. Mesmo com a possibilidade de demissão, os colegas mantêm o voto de greve, a jovem reconhece que os seus interesses estão aos interesses dos colegas e aderi a greve.
1) De que forma Marx analisaria essa situação a partir dos conceitos de trabalho, classe social e cooperação antagônica.
2) Somos treinados para trabalhar boa parte de nossa vida e aceitarmos as condições de trabalho. Essa visão de mundo trata-se de uma armadilha ao nosso processo de humanização. Por quê?
Soluções para a tarefa
1) Marx analisaria esse caso a partir de uma ótica de classes. Esse indivíduo que deseja ingressar na universidade, mas vê no trabalho uma possibilidade real de ganhar um salário, acaba entrando nessa dicotomia entre os processos, pelo fato de não possuir uma estrutura financeira familiar que possibilite sua segurança, (financeira) ao mesmo tempo em que estuda.
2) As condições de trabalho apresentadas não estão adequadas, ao passo que o indivíduo em formação deve se especializar e possuir uma base digna, não apenas de salário, mas de estrutura, onde a gestão de qualidade possa ser efetiva, e humana, como um olhar fundamental para que ele possa se sentir parte da empresa, não apenas um número.
Como Marx observa a organização das classes?
Karl Marx nota que a sociedade é dividida em duas bases, a proletária, composta pela maior parte da população que atua como mão de obra, e, a burguesia, que detém o capital.
Mais sobre Marx:
https://brainly.com.br/tarefa/1772979
#SPJ1