Ao realizar o planejamento da rotação por estações que irá utilizar, o professor deve se ater a alguns detalhes específicos e que fazem toda a diferença em relação ao resultado final da utilização dessa metodologia híbrida.
Analise os aspectos citados abaixo sobre essa atividade de planejamento e assinale a alternativa correta.
A.
As tecnologias digitais são indiferentes para o uso de metodologias híbridas educacionais, pois o que importa é o protagonismo dos estudantes.
B.
Pensar sobre o tempo na hora de planejar é desnecessário, pois os alunos podem concluir suas atividades em outro dia.
C.
Ao planejar, devemos considerar os recursos humanos existentes, ou seja, quem estará com os alunos, se somente o professor ou mais auxiliares.
D.
O número de estações deve ser sempre fixo para que os alunos se acostumem com as estações e suas atividades.
E.
A avaliação deve existir em todas as estações obrigatoriamente e de forma quantitativa sempre que possível para medir a aprendizagem.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C. Ao planejar, devemos considerar os recursos humanos existentes, ou seja, quem estará com os alunos, se somente o professor ou mais auxiliares.
Explicação:
Existem alguns pontos que devem ser observados com atenção ao planejar a utilização da rotação por estações. Entre eles, podemos citar os seguintes:
O uso de tecnologias digitais é imprescindível na educação híbrida, pois é o que a caracteriza, assim como o protagonismo dos estudantes.
O tempo de que o professor dispõe para realizar a rotação é fundamental para decidir sobre o número de estações, quantidade de grupos e atividades a serem desenvolvidas.
O número de profissionais (recursos humanos) que ajudarão na rotação deve ser considerado, pois, caso seja somente o professor, terá que concentrar as atividades na sua sala de aula ou proximidades, e um monitor ou auxiliar pode fazer a diferença neste caso.
O número de estações é variável e tem a ver com os objetivos de aprendizagem que norteiam a rotação, número de alunos, tempo e recursos existentes.
A avaliação não necessariamente precisa existir em todas as estações e tende a envolver processos avaliativos qualitativos e quantitativos de acordo com o tema, conteúdos e atividades realizadas pelos alunos.