Filosofia, perguntado por EmanuelLuis, 1 ano atrás

Ao longo dos nossos estudos veremos as influências dos filósofos, em tempos diferentes e dinâmicas sociais diferentes. Com os conhecimentos adquiridos até o presente momento, reflitam sobre de que maneira os pressupostos teóricos ainda estão vivos até hoje, evidenciando características do pensamento de Jean Jacques Rousseau, que influenciam na educação sobre o homem, enquanto ‘o bom selvagem’. A partir dessas reflexões sobre o pensamento de Rousseau, como essas teorias influenciam no processo das nossas práticas educativas na atual conjuntura social?


precisando de ajuda,ficarei muito grata.

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
1

Rousseau desenvolveu o pensamento sobre a constituição da ordem social a partir de um pacto entre os indivíduos nascidos livres e iguais. Esta foi a saída encontrada por ele, que permitiu a atenuação dos males nascidos da ruptura em relação ao estado de natureza, no qual os homens, auto-suficientes e isolados, podiam bastar-se a si mesmos.

Rousseau considerou que o início da existência da propriedade, ainda em uma fase pré-social, implicou no exercício direto da força, impulsionando os sujeitos a renunciarem à sua liberdade natural a fim de transformar a simples propriedade em posse legítima.

Sendo então, voluntariamente estabelecido um pacto, um contrato entre os indivíduos, com o objetivo de regularizar desigualdades e manutenção da paz. O sujeito deixou a da vida individual para a vida política coletiva.

Assim, a ordem do contrato implica em um conjunto de operações através das quais o sujeito renuncia ao instinto, à posse produto da força, aos seus interesses particulares, em benefício da racionalidade, do direito, da propriedade, da liberdade geral, e não mais o apetite como único limite do que pudesse desejar. Do mesmo modo que, pela aceitação da ordem da lei, a criança ingressa na ordem humana.

Daí o interesse por Rousseau. Foi ele quem teorizou de maneira exemplar a ruptura entre o sujeito individual e o sujeito político, estabelecendo a noção de educação como  processo de construção que há de levar à constituição de um sujeito em um cidadão.

Bons estudos!

Perguntas interessantes