"Ao longo do século XX, percebe-se experiências autoritárias ditatoriais através de práticas de abusos a liberdades civis; controle dos veículos de comunicação; censura; eliminação, redução ou manipulação de procedimentos eleitorais; antiliberalismo; nacionalismo exacerbado; militarismo; unipartidarismo político, entre outros". Considerando esse trecho, assinale a alternativa que represente uma manifestação do autoritarismo de modo não ditatorial
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra C, visto que todos as outras formas de governar ditas nas outras alternativas são de caráter autoritarista, como exemplo o fascismo, o nazismo e também a ditadura militar no Brasil. Sendo assim, apenas a Lei de Jim Crow nos Estados Unidos pode ser considerada como uma manifestação não ditatorial.
Regimes ditatoriais e suas características
Sabe-se que o totalitarismo, junto com as características ditatoriais estão presentes em manifestações políticas em que há a ausência da democracia, além disso, como características desses regimes ditatoriais podemos citar a repressão política, em que as pessoas que são contra aquela forma política, são censuradas e até violentadas.
Além disso, em regimes ditatoriais também há a presença de um líder, que está no comando total de todos os âmbitos, social, econômico e político, como exemplo de Hitler na Alemanha.
- Continuação da questão:
a. Na União Soviética, com o totalitarismo de Joseph Stalin, secretário-geral do Partido Comunista.
b. No Brasil, com o regime militar brasileiro compreendido entre 1964 e 1985.
c. Estados Unidos da América, com a Lei de Jim Crow, que estipulavam a segregação racial como política pública.
d. Na Itália, com o regime fascista de Mussolini, ao assumir o cargo de primeiro ministro.
e. Na Europa, com o regime nazista na Alemanha de Adolf Hitler, chegando ao poder por meio vias democráticas.
Leia mais sobre Regimes ditatoriais: https://brainly.com.br/tarefa/24952667
#SPJ4
Resposta:
Estados Unidos da América, com a Lei de Jim Crow, que estipulavam a segregação racial como política pública.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA