Ed. Física, perguntado por laidicleia, 5 meses atrás

Ao longo do processo histórico de desenvolvimento da Educação Física moderna, em especial no lócus escolar, muitas são as constatações que nos mostram como esse campo passou e passa por diversos paradigmas que engendram sua forma de ser e estar dentro da sociedade. Tais mudanças, ou tentativas de mudanças, emergem por causa das relações estabelecidas entre a área e as situações econômicas, sociais e políticas que se apresentaram/apresentam no Brasil. A Educação Física, enquanto produto histórico social, não possui uma essência a priori, isto é, o campo da Educação Física foi/é moldado por homens históricos sobe circunstâncias históricas. Nesse processo de desenvolvimento, destaca-se que muitas foram as tendências da Educação Física no cenário brasileiro, as quais precisam ser estudadas na formação do profissional da área, visto que tal ação pode possibilitar a melhor compreensão da realidade que se apresenta hoje com vistas na atuação desse futuro profissional.

Soluções para a tarefa

Respondido por aalvesluu17
21

A educação física foi reconhecida a partir dos anos 50 como um método de ensino partícipe de uma renovação pedagógica, sendo assim, a educação física foi introduzida nas escolas e em ambientes que promoviam a educação no Brasil.

Educação física no cenário brasileiro e suas características

Sendo assim, a educação física quando introduzida na educação tinha dois viés, como primeiro, a educação física era responsável por ser caracterizada como propulsora do início da esportivização, ou seja, o estudo do esporte, como educação física escolar.

Além disso, o segundo viés, entendia a educação física como método renovador, ou seja, como reação contra velhos métodos ginásticos que até então era praticado no Brasil.

Leia mais sobre a educação física na educação do cenário brasileiro: https://brainly.com.br/tarefa/45335505

#SPJ1

Anexos:
Respondido por eliunopar
38
A educação física em sua história esteve sobre a sociedade capitalista. De um lado, entende que a Educação Física é a uma parte constituída de um corpo ou uma máquina harmoniosa, sendo que cada parte contribui com suas devidas funções. A educação física é um poderoso instrumento de manipulação verdadeiras transformações nas relações sociais.

a. Higienista: no fim do séc. XVIII da-se inicio a consolidaçõa de uma nova sociedade e viu-se necessaria a construção de um novo homem adpto a sociedade, mais agil, mais forte e mais empreendedor . Para se construir esse estereótipo de homem desenvolvese a educação fisica nos campos da medicina e miliar, onde o homem se tornaria saudavel e forte. A escola passou a exercer um papel forte para que a sociedade se consolidasse

B. Militarista: Até os anos 30 a educação física era preocupada com higienismo, saneamento público, a prevenção de doenças e uma sociedade livre de vícios. Após essa data criu-se uma educação fisica com o intuito de formar jovens prontos para defender a pátria. Os primeiros ajustes foram no ensino cívico.A partir de 1942, a educação física se tornou obrigatória no ensino industrial. O governo preocupado com a profissionalização do povo,criou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) subordinado à Confederação Nacional da Indústria e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Com esses dois serviços tinham como meta formar trabalhadores especializados.
Este período representou, pelo exercício físico, exerceu o aprimoramento da raça, melhoria na força de trabalho, como também militarização da mente (espiritual), relacionada a segurança e defesa da pátria com a colaboração civil por meio do esporte, senso de superioridade, obediência, consciência.

C. Pedagogicista: Após a II Guerra Mundial a ginástica perdeu espaço para o esporte que passou a ser hegemônico no Brasil, esse espaço foi sendo construído muito lentamente, e começou a ser acrescentadas disciplinas como “prática de ensino”, “recreação e lazer”, didática”, etc. Estas disciplinas visavam formar um profissional para um olhar mais direcionado ao ato educativo levando a pensar a atividade física não só como meio de desenvolver a eficiência e o rendimento.
O aspecto da Educação Física em:
1. saúde: a Educação Física contribuir para a saúde física e mental;
2. caráter e qualidades, no qual a Educação Física serviria para o desenvolvimento do caráter;
3. preparação vocacional, desenvolveriam controle emocional e liderança;
4. uso contínuo das horas livres ou de folga: A EF estaria relacionada com o intuito de ir contra o mau aproveitamento do tempo livre, pois isto poderia destruir a saúde, reduzir a eficiência e quebrar o caráter, além de degradar a vida (GHIRALDELLI JUNIOR, 1994).

D. Competitivista: A chegada de grandes indústrias promoveu a separação entre ricos e pobres no país, a desigualdade social ficou maior e, por consequência, os conflitos de classe se tornaram cada vez mais intensos, culminando no golpe de 1964, quando os militares, assumiram definitivamente o controle do país, calando com tortura e morte todos aqueles que se opusessem ao seu regime. Neste cenário, coube à educação física o papel de colaborar, por meio de seu caráter lúdico esportivo, com o esvaziamento de qualquer tentativa de rearticulação política do movimento estudantil no contexto universitário . A prática de alguma modalidade esportiva se tornou tão importante sob esse prisma político que justificou a criação, na década de 70, de um programa federal chamado “Esporte Para Todos” (EPT), cujas bases ideológicas assentavam-se justamente na popularização da prática esportiva como uma espécie de analgésico para a consciência das pessoas.
A crescente prática do esporte, desenvolvida em lugares específicos, como nos clubes, nas escolas e nas universidades, ajudou para que essa expressão da cultura fosse sendo regulamentada sob a intervenção do Estado que, por sua vez, passou a assumir a organização esportiva com a criação de políticas.
Nesse período surgiram os Jogos escolares, jogos municipais, jogos abertos, jogos da juventude e todas as demais competições em nível “amador”.

Considerações; A Educação Física no decorrer de seu processo histórico assumiu diversas tendências. Porém, todas elas objetivavam dois pontos em comum: Dominação do corpo (pelo exercício físico, eugenia da raça, identidade relacionada a ordem moral e cívica, melhoria na força de trabalho, controle do comportamento com vistas à saúde pública, preparação de mão de obra fisicamente adestrada e capacitada, recuperação e manutenção da força de trabalho)




Perguntas interessantes