Ao longo da seleção de textos da obra “Antropogeografia” de Friedrich Ratzel, o autor apresenta a perspectiva de diversos pensadores que entendiam a relação entre ambiente e história ou as influências do ambiente sobre o homem de modo simplista, mecânico e unilateral, ou seja, de modo equivocado, e o próprio Ratzel tece suas críticas a tais pensadores. Apresente estes autores e a crítica de Ratzel
Soluções para a tarefa
Ratzel critica os pensadores Iluministas, dentre eles Montesquieu, Voltaire e Rousseau pois, em sua opinião, esses pensadores não lograram aprofundar e avançar o estudo das relações entre o homem e o ambiente.
O pensamento Ratzeliano
O alemão Friedrich Ratzel é considerado um dos principais pensadores da História do pensamento Geográfico. Sua obra é marcada pela sua obsessão pelo estudo das influências do ambiente no comportamento humano. Em sua principal obra, "Antropogeografia", realiza diversas críticas aos pensadores Iluministas, aos quais considerava demasiado idealistas e simplistas.
Seus estudos sobre as interações homem-ambiente foram duramente criticados pela tradição francesa da geografia, que o consideravam demasiado determinista, e que seu trabalho acabou por justificar o expansionismo da Alemanha Nazista. Porém, é importante ressaltar que sua obra é de extrema importância para a ciência geográfica, dando origem à questões centrais da Geopolítica atual.
Para saber mais sobre Ratzel e Geopolítica, visite: https://brainly.com.br/tarefa/27335442
#SPJ1