Ao longo da primeira década do século XXI, o Brasil conheceu uma redução da sua desigualdade socioeconômica. Três momentos marcaram o movimento quando este é analisado a partir do comportamento da renda corrente das famílias. Um primeiro associado ao contexto de forte constrangimento econômico ocorrido entre 1999 e 2003, expresso pela sustentação dos rendimentos dos estratos inferiores com queda generalizada dos níveis dos estratos médios e superiores. O outro ocorrido com a recuperação e o crescimento da economia de 2004 a 2008, quando os níveis de rendimento de todos os estratos se elevaram, sendo que aqueles dos estratos inferiores mais rapidamente. E, um último, desde 2009, que reiterou as características do segundo, mas em uma situação de crise internacional e crescimento instável da economia brasileira.
Apesar de períodos de prosperidade econômica, o Brasil ainda precisa enfrentar os problemas sociais causadores da desigualdade, a alternativa que melhor aponta para tais soluções é:
A valorização de um sistema educacional amplo, subsidiado pelo governo, que garanta a liberdade de consciência e o acesso igual a todos os cidadãos, além, de garantir renda mínima para todas as famílias para os direitos básicos.
Criação de programas de assistência social, que mantenham estas famílias dependentes destes programas.
Programas de transferência de renda e profissionais que sejam movidos pelos princípios liberais da globalização.
Políticas sociais baseadas nas condições de renda, na qual as classes mais abastadas devem pagar pelos serviços do estado.
Transferência para iniciativa privada de funções estatais que o Estado não consegue assumir por completo – como educação e saúde.
Soluções para a tarefa
Respondido por
144
Resposta:
Correta: A valorização de um sistema educacional amplo, subsidiado pelo governo, que garanta a liberdade de consciência e o acesso igual a todos os cidadãos, além, de garantir renda mínima para todas as famílias para os direitos básicos.
Explicação:
...................,
Respondido por
112
Letra a.
A valorização de um meio educacional que pudesse promover a liberdade de pensamento bem comoa liberdade de consciência aos indivíduos foi o real foco do processo de ensino.
A renda para a todas as famílias além disso foram apresentadas como direitos básicos inerentes a todos os cidadãos, além de ser também colocado como um direito inalienável, que deveria ser garantido a todos. Assim, a liberdade seria o principal foco.
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Direito,
11 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás