Ao examinar a história do capitalismo, encontramos que a fase inicial desse sistema dá-se na Inglaterra, no período da segunda metade do século XI e início do século XII. Por uma série de fatores, foi nesse país que a pequena propriedade e o gozo dos direitos contribuíram para desenvolver, a partir do século XIV, uma classe rural precocemente comprometida na produção artesanal e na comercialização dos produtos. Por essa mesma razão, a diferenciação entre aldeões ricos e pobres e o incentivo de grandes lucros conseguidos sobre os campos de pastagem, devido à extensão da indústria de lã, trouxeram, como consequência, uma expulsão em massa dos pequenos agricultores durante os séculos XV e XVI e uma apropriação sistemática de suas parcelas, concomitantemente a das terras comunais (área do feudo de uso coletivo, como por exemplo, os bosques, florestas e pastos) pelos grandes proprietários.
IORI, Carla Fabiana de Andrade Gonçalves. História Econômica Geral. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
A partir do fragmento de texto, e do seu material de estudo, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas:
I. Ocorreu uma profunda mudança social e econômica na Europa, no final da Idade Média. Nesse sentido, apresenta-se a migração em massa da população campesina para áreas urbanas, à procurada de emprego, como resultante dá-se um crescente número de indigentes e desempregados vagando pelas cidades e no consequente aumento da criminalidade.
II. A lei elisabetana conhecida como Lei dos Pobres tinha como uma das diretrizes encaminhar todos os pobres ao trabalho em troca de alimentos ou de uma remuneração mínima para a existência. No entanto, essa medida se apresentou na prática, com características mais punitivas, do que protetoras. Haja vista que, quem se recusasse a trabalhar poderia até ser condenada à morte.
III. A partir do século XIV verificou-se um forte movimento de êxodo urbano. Os camponeses passam a intensificar o cultivo de ovelhas, estabelecendo o destaque para a atividade pastoril.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, F.
Alternativa 2:
F, F, V.
Alternativa 3:
V, F, F.
Alternativa 4:
F, V, F.
Alternativa 5:
F, F, F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
I é verdadeira. O grande êxodo rural (que, de acordo com o texto, se intensifica nos séculos XIV e XV, final da Idade Média) é causado pela expulsão dos camponeses da zona rural, sendo forçados a "tentar a sorte" nas cidades.
II é verdadeira, sendo a Lei Elisabetana um tipo de legislação que foi empregada para "adestrar" a classe trabalhadora, formando mão de obra industrial.
III é falsa, pois o que se vê é um êxodo rural.
É correta a alternativa 1.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás