Ao determinar qual lei deve ser aplicada em um caso concreto, os juízes devem verificar se a lei existe e se a mesma se aplica aos fatos em julgamento. Portanto, para a subsunção, é necessária uma interpretação correta para determinar a legitimidade jurídica da matéria fática sobre a qual deve incidir uma norma geral.
Disponível em: . Acesso em: 31 mai. 2022. (Adaptado)
A partir do exposto acima, sobre a interpretação e as formas de interpretação da norma jurídica, avalie as afirmações a seguir.
I. A interpretação literal ou gramatical é a verificação do sentido gramatical da norma criada.
II. A interpretação da norma consiste no preenchimento de lacunas deixadas pelo legislador no momento da criação da mesma.
III. A interpretação histórica trata-se da análise da evolução histórica dos fatos, considerando não só o pensamento do legislador à época da criação da lei, como também os motivos que justificam a aplicação da mesma.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
Acerca da interpretação da lei e suas nuances, é verdadeiro o que está nas afirmativas I e III, estabelecendo de forma correta o objetivo das interpretações literal e histórica, enquanto a afirmativa II é falsa, pois a interpretação não se baseia em preencher lacunas, e sim explorar o sentido da norma. Portanto, a alternativa correta é a 3.
Considerações sobre a interpretação da lei nas afirmativas:
- Afirmativa I: sendo o tipo de interpretação mais pobre, a interpretação literal avalia apenas o texto da lei em seus aspectos gramaticais e linguísticos.
- Afirmativa II: A interpretação da norma é o estudo dos dispositivos normativos para vislumbrar os seus possíveis significados, com atenção também aos campos em que serão aplicados.
- Afirmativa III: A interpretação histórica leva em conta o processo temporal de construção de uma norma, com a análise dos fatos históricos, contexto no qual ela foi feita e razões idealizadas à época.
Para ver uma questão sobre interpretação da norma:
https://brainly.com.br/tarefa/21418658
#SPJ11
erikabcampos:
A Integração é feita apenas por um juiz togado. Podemos entendê-la como o momento em que o intérprete da lei poderá suprir as lacunas existentes na norma jurídica, utilizando-se de técnicas jurídicas, sendo elas: analogia, equidade e princípios gerais do Direito.
Perguntas interessantes
Matemática,
3 meses atrás
Informática,
3 meses atrás
Saúde,
4 meses atrás
Saúde,
4 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás