Ao analisar um osso é possível observar características próprias em regiões de sua anatomia
Soluções para a tarefa
Sobre a anatomia dos ossos, as afirmativas I e II estão corretas, porém a II não é uma justificativa correta da I. Leta C.
Fêmur
O fêmur é o osso da coxa humana e, além de ser o mais forte, é considerado o osso mais longo de todo o sistema esquelético.
Essa estrutura anatômica é necessária para formar uma articulação com o osso do quadril e sustentar toda a parte superior do corpo.
Há tecido ósseo dentro do osso do fêmur. Este é um tipo de tecido especializado em ter uma certa rigidez e flexibilidade ao mesmo tempo, mas com uma dinâmica correspondente e uma estrutura que se adapta às frequências de movimento geradas pelo corpo.
Em ossos longos, como o fêmur, a extremidade é chamada de epífise e é formada por osso esponjoso e uma camada superficial bem comprimida.
A diáfise, por outro lado, é majoritariamente compacta e faz parte da extensão do corpo ósseo e tem aspecto cilíndrico que confere ao osso grande resistência mecânica.
Portanto, podemos concluir que a afirmação I é verdadeira e a afirmação II está parcialmente correta. Isso porque, em primeiro lugar, a diáfise não é perfeitamente compacta e não se justifica.
Complemento do enunciado:
Ao analisar um osso, é possível observar características próprias em regiões de sua anatomia. Com base no estudo microscópico do tecido ósseo, podemos distinguir a substância compacta (ou osso compacto) e a substância óssea esponjosa (ou osso esponjoso).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre anatomia dos ossos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Os ossos longos, como o fêmur, são constituídos por duas extremidades (epífises) e pelo corpo (diáfise).
Porque:
II. A diáfise é constituída por substância compacta, enquanto a epífise, por substância esponjosa.
Alternativas:
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Leia mais sobre o fêmur em: https://brainly.com.br/tarefa/24279232
#SPJ4