ENEM, perguntado por Tamistudy2461, 9 meses atrás

Antibióticos antifúngicos foram produzidos a partir de quatrocepas distintas de microrganismos da microbiota brasileira,tendo sido isolados derivados que apresentam estruturas contendo desde macrociclos tetraênicos (ciclos com quatro duplas conjugadas) até macrociclos heptaênicos. Após cultivodos microrganismos em meios de cultura apropriados, procedeu-se à extração com metanol, e os filtrados (FI a FIV) foramanalisados por espectrometria na região do ultravioleta-visível,fornecendo os seguintes máximos de absorção:F I: 291, 304 e 308 nmF II: 340, 358 e 380 nmF III: 317, 331 e 350 nmF IV: 363, 382 e 405 nmSabendo-se que cada cepa produz um único tipo demacrociclo, a associação entre o filtrado e o tipo de macrocicloocorre na relação:(A) FI – tetraênico; FIII – pentaênico.(B) FI – heptaênico; FIII – hexaênico.(C) FI – hexaênico; FIV – heptaênico.(D) FII – pentaênico; FIII – hexaênico.(E) FII – tetraênico; FIV – pentaênico.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavoif
1

Sabendo-se que cada cepa produz um único tipo de macrociclo, a associação entre o filtrado e o tipo de macrociclo ocorre na relação (A) FI – tetraênico; FIII – pentaênico.

A absorção ou a transmissão de luz uma determinada substância pode ser determinada pela cor observada. Por exemplo, uma amostra de solução que absorve a luz sobre todas as gamas visível (isto é, transmite nenhum dos comprimentos de onda visíveis) aparece preto em teoria.

O que vemos como uma única cor é na verdade composto por várias cores misturadas, assim como tinta verde pode ser feita a partir de mistura de amarelo e azul. O espectrômetro é um dispositivo que divide a luz nas cores na qual é composta, que de outra forma não é possível distinguir a olho nu.

Perguntas interessantes