A professora Renata, de uma turma do primeiro ano de escolaridade, leva todos os dias para a sala de aula um livro de literaturainfantil e o lê para os alunos. Ao terminar, pergunta qual foi a parte da história que eles mais gostaram e a escreve no quadro.Em seguida, lê em voz alta o trecho que escreveu, acompanhando com o dedo a leitura. Como a biblioteca da escola épequena, ela pediu a contribuição das crianças para que trouxessem livros, revistas ou jornais de suas casas. No dia seguinteao pedido, recebeu a visita de Alice, mãe de um aluno, indagando-a sobre o motivo do pedido, já que a maioria das criançasdaquela turma ainda não sabia ler.a) Apresente e explique duas justificativas pedagógicas que deverão fundamentar a resposta de Renata a Aliceb) Explique a persistência do analfabetismo funcional, a despeito do trabalho pedagógico realizado nas escolas
#ENADE
Soluções para a tarefa
A. As ações devem ser: conhecimento sobre as variedades da escrita e a aproximação da criança com a leitura.
As professoras Renata e Alice devem formular as suas respostas com as ações afirmando sobre a importância da escrita, que é realizada de acordo com os ambientes.
Além disso, que a partir da leitura em sala de aula, a criança começa a se familiarizar-se com o ato de ler. Vai acostumando aos poucos.
B. O analfabetismo funcional ocorre porque os alunos praticam pouco a escrita em seu dia a dia. Utilizando na maior parte do tempo a fala.
Abraços!
Resposta:
Renata explica à Alice que é importante partir da cultura da criança, ou seja, sua visão de mundo, para assim apreender as letras, sílabas e palavras. Que alfabetizar é mais do que decodificar as letras, é ampliar o mundo da criança, trazendo cultura, e contextualização. Explica ainda que existem muitas propostas/métodos de alfabetização, e ela opta por trabalhar desta forma.