Analise as seguintes afirmativas sobre o Plano de Reforma Administrativa proposta por Bresser-Pereira no governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso de 1995 a 2002, e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) O modelo de Reforma Administrativa implantada no Brasil no governo de FHC tem seus fundamentos na coletividade, pensada em ampliar a participação dos servidores públicos em conjunto com a população usuária das políticas públicas, nas decisões e direcionamentos das ações, pois como havia um orçamento muito enxuto, precisavam decidir onde investir com mais eficácia.
( ) O gerencialismo foi o modelo de gestão proposto no Plano de Reforma Administrativa. É um modelo com princípios da gestão de empresas privadas que buscam a eficiência pelo controle dos resultados, reduzir custos e eficácia na prestação dos serviços, que podem não estar em consonância com interesses públicos.
( ) A administração pública gerencial caracteriza-se pelo terceiro modelo de administração implantada no Estado Brasileiro, tendo seu berço na Inglaterra e nos Estados Unidos, na então retomada do Estado mínimo, neoliberal.
( ) A grande intenção de implantar a Reforma da Administração Pública era adequar o país às normas internacionais de administração que todos os países, principalmente da América Latina, estavam implantando e dando resultados altamente eficazes no atendimento ao público e na diminuição das burocracias estatais.
( ) O plano de Privatização de empresas estatais fazia parte do Plano de Reforma Administrativa, pois com a implantação do modelo gerencial de administração, a eficiência dos serviços seria muito maior e o governo não precisaria mais de tantas estatais e, consequentemente, dos respectivos servidores públicos para atender as demandas existentes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
(F ) O modelo de Reforma Administrativa implantada no Brasil no governo de FHC tem seus fundamentos na coletividade, pensada em ampliar a participação dos servidores públicos em conjunto com a população usuária das políticas públicas, nas decisões e direcionamentos das ações, pois como havia um orçamento muito enxuto, precisavam decidir onde investir com mais eficácia.
(F ) O gerencialismo foi o modelo de gestão proposto no Plano de Reforma Administrativa. É um modelo com princípios da gestão de empresas privadas que buscam a eficiência pelo controle dos resultados, reduzir custos e eficácia na prestação dos serviços, que podem não estar em consonância com interesses públicos.
(V ) A administração pública gerencial caracteriza-se pelo terceiro modelo de administração implantada no Estado Brasileiro, tendo seu berço na Inglaterra e nos Estados Unidos, na então retomada do Estado mínimo, neoliberal.
( F) A grande intenção de implantar a Reforma da Administração Pública era adequar o país às normas internacionais de administração que todos os países, principalmente da América Latina, estavam implantando e dando resultados altamente eficazes no atendimento ao público e na diminuição das burocracias estatais.
(V ) O plano de Privatização de empresas estatais fazia parte do Plano de Reforma Administrativa, pois com a implantação do modelo gerencial de administração, a eficiência dos serviços seria muito maior e o governo não precisaria mais de tantas estatais e, consequentemente, dos respectivos servidores públicos para atender as demandas existentes.
Explicação: