Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I – Muito embora a questão dos refugiados seja um assunto de grande repercussão em vários países, ele não costuma fazer parte dos temas tratados em processos eleitorais, em razão das controvérsias que ele causa. II – O atual grande fluxo de refugiados não se restringe somente àqueles oriundos da Venezuela, havendo, em várias partes do mundo, aqueles que se encontram nessa situação em razão de guerras e perseguições de todo tipo. III – Em várias partes do mundo há um claro aumento da pressão de grupos sociais para que as autoridades de seus países limitem e até mesmo impeçam a entrada de refugiados em seus territórios. a. Somente as afirmativas II e III estão corretas. b. Somente as afirmativas I e II estão corretas. c. Somente a afirmativa I está correta. d. Somente as afirmativas I e III estão corretas. e. Somente a afirmativa III está correta.
Soluções para a tarefa
II e III estão corretas.
Um exemplo claro que tira a primeira asserção da pauta é o discurso de Donald Trump sobre os refugiados, e, o crescimento da extrema direita em diversos países.
Os fluxos migratórios, se move para países com melhores condições, devido as guerras ou a qualidade de vida em seus países; Podemos citar um exemplo muito comum e que vem sido debatido na política mundial, como a Síria: Situação que desde 2011 vem trazendo rebeliões e guerras contra o governo, assim como a ascensão do ISIS, tomando proporções maiores devido ao patrocínio da indústria armamentista encabeçada pelos Estados Unidos.
Atualmente, dentre os s principais fluxos migratórios de refugiados podem ser listados em 12, sendo:
- Sérvia; Eritréia;
- Vietnã;
- Colômbia;
- Mianmar;
- Congo;
- Somália;
- Iraque;
- Síria;
- Afeganistão.
Resposta:
II – O atual grande fluxo de refugiados não se restringe somente àqueles oriundos da Venezuela, havendo, em várias partes do mundo, aqueles que se encontram nessa situação em razão de guerras e perseguições de todo tipo.
III – Em várias partes do mundo há um claro aumento da pressão de grupos sociais para que as autoridades de seus países limitem e até mesmo impeçam a entrada de refugiados em seus territórios
Explicação: APENAS II E III CORRETAS