Analise algumas ideias de importantes autores da Sociologia a respeito da formação do Estado brasileiro, atribuindo VERDADEIRO ou FALSO:
1-Para VICTOR NUNES LEAL, o coronelismo é um fenômeno caracterizado a partir do momento em que o poder público fortalecido opta pela manutenção dos antigos chefes locais (poder privado).
2-SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA afirma que no Brasil há uma nítida distinção entre o público e o privado.
3-Para OLIVEIRA VIANA, desenvolvemos no Brasil um individualismo anárquico que não se identifica com a ordem pública.
4-No Brasil, segundo SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA, as relações familiares tendem a se sobrepor às relações profissionais e públicas.
5-SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA afirma que os brasileiros são bastante adaptados à impessoalidade dos sistemas administrativos
Soluções para a tarefa
A alternativa correta sobre a relação de autores da sociologia e a formação do Estado brasileiro é: "1-V, 2-F, 3-V, 4-V, 5-F".
Para isso, é preciso compreender o fator comum que une esses interpretes do Brasil, no caso, a criação de um Estado que defende os interesses das elites.
Interpretes do Brasil e o Estado
Victor Nunes Leal, Sérgio Buarque de Holanda e Oliveira Viana podem ser considerados enquanto interpretes do Brasil, autores que pensaram as relações entre os cidadãos e desses com o Estado.
Nisso, suas obras giram em torno do tema de um Estado pessoal, que privilegia interesses particulares em detrimento de uma melhora das condições de vida da população.
O coronelismo, as relações familiares e a falta de identificação com a ordem pública são exemplos desse fator, que comprometem o bom desempenho do Estado brasileiro.
Para mais sobre a sociologia brasileira, leia: https://brainly.com.br/tarefa/27561829
#SPJ1