Aminoacido sinteticos
Soluções para a tarefa
Na formulação de rações para aves, tem-se como objetivo suprir os requerimentos nutricionais, adequando as quantidades de nutrientes ingeridos e absorvidos de acordo com o nível de produção desejado.
Durante muitos anos, as rações foram formuladas com base no conceito de proteína bruta, resultando em dietas com conteúdo de aminoácidos acima do exigido pelos animais. No organismo, os esqueletos de carbono dos aminoácidos em excesso são utilizados para a produção de energia, sendo o nitrogênio residual excretado pelos rins, com gasto energético para o organismo.
A aplicação do conceito da proteína ideal tem permitido aos nutricionistas formular rações mais adequadas às exigências nutricionais de cada categoria animal, melhorando a eficiência de utilização dos nutrientes contidos nos alimentos e reduzindo a excreção de resíduos ao ambiente, principalmente os nitrogenados.
Com os avanços em pesquisas científicas na área de nutrição e metabolismo animal, bem como na tecnologia de produção dos aminoácidos industriais e a preços compatíveis, tornou-se possível a formulação de rações com menor teor proteico e níveis de aminoácidos mais próximos das necessidades dos animais. Atender às exigências nutricionais dos AAs essenciais, por intermédio de rações suplementadas com aminoácidos sintéticos, permite que os animais expressem seu potencial genético, com efeitos positivos nos parâmetros zootécnicos, econômicos e ambientais da produção.