Alguns problemas surgidos na pré-história da antropologia e seus desdobramentos na sociedade contemporânea, demonstram que o estudo do direito não pode restringir-se apenas ao aspecto dogmático, que implica meras sistematizações e classificações de normas jurídicas emanadas do Estado, pois, em última análise, o ser humano é o centro articulador não apenas do pensamento antropológico, mas também do pensamento jurídico. Sobre o tema que envolve as relações entre a Antropologia e o Direito, analise as seguintes sentenças:
I- A antropologia jurídica demonstra sua utilidade quando permite descobrir (e entender) o direito que se encontra encoberto pelos códigos.
II- Na perspectiva da cultura ou da evolução humana, antropologia é uma ciência que se interessa por ideias, valores, símbolos, normas, costumes, crenças, invenções, ambiente etc., portanto, encontra-se associada a outras ciências (direito, sociologia, política, história, geograa, linguística), motivo pelo qual sua autonomia não é universalmente reconhecida, daí as disputas ou diculdades em relação à determinação de seu objeto de estudo.
III- Ao longo do século XX predominou nas Faculdades de Direito o modelo teórico denominado naturalismo jurídico, motivo pelo qual o ensino jurídico tem negligenciado as contribuições da antropologia e de outras áreas do conhecimento.
IV- A denominada etnologia, estuda o jeito pelo qual as coisas são produzidas, as técnicas de produção dessas mesmas coisas, a organização política e jurídica, as crenças religiosas, a língua, a arte, entre outras.
Soluções para a tarefa
Respondido por
60
I, II e IV APENAS- CORRETA!
Respondido por
36
Resposta revisada e confirmada:
I, II e IV, apenas.
Perguntas interessantes