[...] Alguns pré-socráticos conceberam como “almas” todos os “princípios das coisas” enquanto “coisas vivas”. [...] Contudo, antes de Platão se constituiu um complexo de especulações sobre a ideia de alma que mais tarde foi absorvido e, por assim dizer, “purificado” por esse filósofo. [...] Começou-se a crer que há em cada homem uma realidade de ordem divina, que preexistiu ao corpo e perdurará depois da morte e degeneração do corpo. [...] Platão acolheu essas ideias e aprimorou-as consideravelmente. No princípio, no Fédon, defendeu um dualismo quase radical do corpo e da alma. [...] A teoria da alma pura é em Platão o fundamento de sua teoria do conhecimento verdadeiro [...].
Fonte: FERRATER MORA, J. Dicionário de filosofia. 2 ed. Tomo I. São Paulo: Edições Loyola, 2004. P. 87.
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, acerca da teoria de Platão sobre o ser humano, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
I – O ser humano, para Platão, é sempre formado por dois elementos básicos, o corpo físico (material) e a alma (essência).
II – A alma humana é, para Platão, imaterial, e justamente por isso podemos dizer que ela é da mesma natureza das ideias.
III – O corpo, enquanto invólucro da alma, aprisiona-a, e, segundo Platão, impede-a assim de atingir o mundo inteligível.
IV – A alma é, na teoria de Platão, compreendida como um sopro, uma espécie de respiração, sem a qual o homem morre.
São corretas as afirmativas:
malumo:
para mim as respostas 1 2 e 3 estão corretas, pois essas opções eu achei no livro e essa opção de numero IV não encontrei....
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são corretas as auternativas II III
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3
As asserções corretas são I, II e III.
IV – A alma é, na teoria de Platão, compreendida como um sopro, uma espécie de respiração, sem a qual o homem morre.
Falso, pois a alma trata-se da essência humana, e Platão dividia o ser humano em corpo e alma, onde o corpo seria o estado mortal e a alma seria imortal.
Para Platão a alma é imutável, eterna e divina, o que faz que a alma seja um estado em que o homem vive de maneira plena após a morte.
Ou seja, a alma não se configura como um sopro, como uma espécie de respiração, na qual o ser humano morre sem ela.
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Bons estudos!
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