1) (UFRN) Nas últimas duas décadas, têm sido cada vez mais frequentes noticiários destacando conflitos pela posse da terra em diversas regiões do Brasil. Entre as causas responsáveis por tais conflitos, pode-se identificar: * 1 ponto a) Ampliação do mercado de terras, promovendo sua desvalorização e a modernização do processo produtivo. b) Expansão da agricultura familiar, tendo em vista as políticas de crédito agrícolas para produção moderna de grãos destinados ao mercado externo. c) Cumprimento da função social da terra como resultante da expansão da fronteira agrícola e das relações não capitalistas de produção. d) Maior organização dos trabalhadores rurais, que buscam soluções para a questão da terra e para a concretização da reforma agrária.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra D
Explicação:
a) Incorreta: Não houve ampliação do mercado de terras no Brasil.
b) Incorreta: A expansão da agricultura familiar não visa ao mercado externo, mas sim ao interno.
c) Incorreta: O Brasil apresenta dificuldades em cumprir a função social da terra. Ainda existe no país muita concentração de terras nas mãos de poucos.
d) Correta: A criação do MST, movimento social criado para forçar o governo a realizar a reforma agrária, é um exemplo da melhoria na organização dos trabalhadores rurais.
Alternativa correta.
d) Maior organização dos trabalhadores rurais, que buscam soluções para a questão da terra e para a concretização da reforma agrária.
É evidente a necessidade constante de trabalhadores rurais pela melhor organização da questão da terra, a fim de buscar a efetivação da reforma agrária por parte do Estado.
Diante disso, é evidente a necessidade desta reforma agrária, até mesmo para evitar possíveis crimes de terra, como as posses ilegais, que geralmente são resultantes de falta de fiscalização.