História, perguntado por gabrielasynara28, 6 meses atrás

Alguém por favor pode me ajudar nestas questões??

Sobre a economia no Governo Kubitschek, é CORRETO afirmar que: *

A condução da política econômica representou uma mudança em relação aos períodos anteriores na medida em que fez uma opção por uma estratégia desenvolvimentista desde o início.
A substituição de importações foi mais intensa nos setores de bens de capital e de bens de consumo duráveis.
A política cambial manteve o chamado “con͆sco cambial”, promovendo a transferência de renda do setor exportador para o setor industrial.
O fato de o Plano de Metas ter estabelecido metas para a agricultura permitiu que este setor apresentasse taxas de crescimento similares às da indústria.
O Programa de Estabilização Monetária de 1958, ao implementar o controle da expansão monetária, marcou uma mudança de rumos da política econômica até o final do Governo JK.


As políticas de comércio exterior e cambial do início do Governo Dutra tiveram os seguintes objetivos: *

Atender à demanda reprimida de matérias-primas e de bens de capital para reequipamento da indústria, desgastada durante a segunda guerra mundial.
Estimular o aumento dos preços dos produtos industriais.
Aumentar as reservas cambiais.
Atrair capitais externos para investimentos no Brasil.
Conter o processo de aceleração inflacionária herdado do período de guerra.

A Instrução no 70 da Sumoc, de 9 de outubro de 1953, introduziu importantes mudanças no sistema cambial brasileiro. Esta Instrução: *
Restabeleceu o monopólio cambial do Banco do Brasil.
Introduziu o controle quantitativo das importações.
Instituiu o regime de leilões de câmbio.
Criou uma expressiva fonte de recursos para o Estado por meio do saldo de ágios e bonificações.
Permitiu às empresas sediadas no país importar máquinas e equipamentos sem cobertura cambial.


Sobre a política desenvolvimentista implementada no Governo Kubitschek, consubstanciada noPlano de Metas, são CORRETAS as afirmativas: *

O crescimento industrial foi financiado exclusivamente por recursos externos e poupanças privadas domésticas.
A maioria das metas alcançou alto grau de realização, tendo malogrado as metas relativas ao carvão e às ferrovias.
Entre os motivos que explicam as elevadas taxas de crescimento da agricultura no período destacam-se as políticas de fomento ao setor agrícola.
Os desequilíbrios regionais e sociais aprofundaram-se em decorrência da implementação do Plano de Metas.
A aceitação do programa de Estabilização Monetária (PEM) de 1958 pelo FMI viabilizou a entrada de vultosos empréstimos externos para o financiamento de obras de infraestrutura.

Entre 1947 e 1953 estabeleceu-se um sistema de licenciamento de importações. A respeito de tal sistema, são CORRETAS as afirmativas: *

A taxa de câmbio, a despeito de manter-se fixa no período, revelou-se adequada às condições de equilíbrio do balanço de pagamentos.
A Carteira de Exportação e Importação do Banco do Brasil (Cexim) priorizou a importação de bens de consumo, em vista da importância assumida pelo controle inflacionário no Governo Dutra.
A elevação do preço do café no mercado internacional contribuiu para a sustentação da política de taxa de câmbio fixa naquele período.
A rigidez com que a Cexim tratou o licenciamento de importações permaneceu inalterada mesmo durante a Guerra da Coreia, período em que o Governo Vargas afrouxou as políticas monetária e fiscal.
A manutenção da taxa de câmbio fixa estimulou o ingresso de investimentos estrangeiros diretos, devido à maior credibilidade emprestada à política cambial

É CORRETO afirmar que a Instrução no 113 da Superintendência de Moeda e Crédito (Sumoc) *
Favoreceu o investimento externo direto ao permitir a importação de máquinas e equipamentos sem cobertura cambial.
Foi proposta pelo Governo Juscelino Kubitschek, tendo sido fundamental para o Plano de Metas.
Inaugurou a política de leilões de reservas cambiais, segundo cinco categorias de importações definidas pelo grau de essencialidade.
Facilitou a importação de máquinas e equipamentos não registrados como investimento externo direto, ao permitir o pagamento à vista ou a prazo pelo câmbio de custo.
Instituiu o regime de licenças prévias de importação.

Questão discursiva: A década de 1950 é geralmente considerada como o período áureo do desenvolvimentismo brasileiro, destacadamente pelo segundo Governo Vargas e Plano de Metas de JK. Avalie até que ponto há semelhança entre as propostas de desenvolvimento e a política econômica destes dois governos, traçando um paralelo entre eles. *


leticiathainarasanto: aqui e divertido pra gente aprender

Soluções para a tarefa

Respondido por leticiathainarasanto
1

Resposta:

não seu a sua resposta

Procura na imtelnet que vc encontla

Perguntas interessantes