Português, perguntado por anakaarla2142, 1 ano atrás

Alguém pode fazer um resumo do livro Clarice Lispector todos os contos ? Preciso desse resumo pra hoje, por favor alguém me ajuda

Soluções para a tarefa

Respondido por fernandaprudente
1
"Não era mais uma menina com seu livro, era uma mulher com seu amante."
Felicidade Clandestina, in Clarice Lispector Todos os Contos, Ed. Rocco, 2016

Clarice Lispector é a autora deste mês, e a convite da equipe do "Conta-se um Livro", passamos para vocês um livro essencial de uma escritora impar, que só bem depois de sua morte em 09/12/1977, um dia antes de completar 57 anos, foi realmente reconhecida como uma das mais importantes do século XX. Não é pouca coisa para uma autora

A grande maioria conhece Clarice Lispector através de "A paixão segundo G.H." e "A Hora da Estrela", seu ultimo romance ; porém são os contos onde ela mostra sua excelência criativa no texto, mágica até. E "Clarice Lispector Todos os Contos", um dos Melhores Livros e uma das Melhores Capas de 2015 pelo " The New York Times" é o livro ideal para conhecer a autora.

Em "Clarice Lispector Todos os Contos ", com prefácio e organização de Benjamin Moser, autor também de "Clarice, uma biografia", o leitor terá em mãos todos os contos reunidos em um único volume: seus textos, elegantes como ela foi em vida, possuem um olhar feminino sem pieguice, feminista sem extremismo, de ritmo envolvente; situações e personagens do cotidiano que em outras mãos poderiam até serem descritas de forma banal, através do seu profundo conhecimento do recursos gramaticais e do texto elegante, nos transportam, nos levam a viver de fato o texto e saboreá-lo!

Ao ler Clarice Lispector você descobre uma autora que sabe quebrar as regras da língua portuguesa para dar cor,vida e intensidade à quem lê suas cronicas, proeza que só um profundo conhecedor das letras pode fazer. Uma feiticeira das palavras.

Para conhecer um pouco de Clarice: nasceu em 10/12/1920, numa família judaica da Ucrânia, que emigrou para o Brasil em 1922. Seu pai, de ideias liberais, proporcionou com grande sacrifício uma vida culta a Clarice, algo não muito comum às mulheres de seu tempo no Brasil.

Formada em Direito, casou-se com um diplomata e teve 2 filhos, viveu 16 anos no exterior acompanhando o marido, retornou separada em 1959; trabalhou no Jornal do Brasil como cronista, e integrou o Conselho Consultivo do Instituto Nacional do Livro.

Ela iniciou-se como escritora aos 13 anos, e aos 23 publicou seu primeiro livro, "Perto do Coração Selvagem", em 1943 que recebeu o o premio Graça Aranha, momento da literatura nacional onde predominavam autores como Graciliano Ramos e Jorge Amado e seus textos de forte tom realista.

Recomendo a leitura de textos deliciosos como "Uma galinha", para reflexão como "Obssessão", a dura realidade em "Feliz Aniversário", ou mesmo "Felicidade Clandestina", onde narra a paixão de uma adolescente por...livros!

O livro, de 655 páginas contém todos os contos publicados, apêndice e nota bibliográfica. Eis uma excelente sugestão para presente de Natal!

Ah, para os interessados, recomendo fortemente ler também "Clarice, uma biografia", de Benjamin Moser, norte americano, profundo estudioso e apaixonado pela autora, também ótima opção de presente de Natal.

site: https://contaseumlivro.blogspot.com.br/2017/12/resenha-todos-os-contos-clarisse.html
Perguntas interessantes