Alguém pode fazer 10 dicas de saúde e descrever um pouco sobre cada uma?? só um pouco.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Praticar atividades físicas
Você provavelmente já está cansado de ouvir que a prática de atividades físicas é importante. De fato, está entre os hábitos saudáveis mais difundidos. E não é à toa. Movimentar o corpo ajuda a ter melhor qualidade de vida. Ao tempo, previne doenças, causa bem-estar e gera descargas de adrenalina que impulsionam para outras atividades.
Para quem trabalha o dia todo, conciliar a prática de algum exercício com a rotina parece impossível, mas pode ser mais simples do que parece. Não comece uma atividade física pensando em como será o peso de praticá-la todos os dias ou a partir de uma pressão por melhor desempenho.
Procure algo que você gosta e comece aos poucos, com uma ou duas vezes na semana. Insira gatilhos no seu cotidiano para começar a prática, como colocar as roupas adequadas ou sair de casa. Isso ajuda você a transformar essa atividade em rotina e a não deixar de fazer a ação.
2. Dormir bem e ter sono de qualidade
A falta de sono é um dos principais problemas relatados por pessoas que estão insatisfeitas com o trabalho. Dormir pouco ou mal é extremamente prejudicial à saúde. Estudos científicos provam que uma noite mal dormida tem consequências na nossa atenção, no enfraquecimento do sistema imunológico, no descontrole das emoções, gera problemas de memória, aumenta riscos de doenças como o derrame cerebral, obesidade, câncer e doenças cardíacas.
Prezar por uma boa qualidade de sono é ter um vida melhor e mais longa. Crie hábitos saudáveis na hora de se deitar. Procure ficar longe de aparelhos digitais algumas horas antes do sono, se alimente com comidas leves à noite e pratique o desligamento da mente a partir da meditação para dormir com mais facilidade e melhor.
3. Ter uma alimentação saudável
“Nós somos aquilo que comemos”. Nossa alimentação determina a energia que teremos para passar o dia, como vamos nos relacionar com as atividades e até mesmo com as pessoas. Trabalhar fora ou por longos períodos normalmente faz com que maus hábitos alimentares sejam criados. Seja por falta de tempo ou conveniência, comer o que estiver mais acessível, mesmo que sejam alimentos processados e junk foods, acaba se tornando uma solução simples.
Entretanto, solucionar a fome dessa forma só trará mais problemas, além de influenciar o mau desempenho no trabalho. Se a alimentação não for variada, não será fornecida a quantidade de nutrientes necessários para que você tenha saúde, gerando doenças relacionadas à carência nutritiva.
Tomar um bom café da manhã, se alimentar em pequenas porções diversas vezes ao dia, prezar por alimentos naturais e frescos, não pular refeições, entre outras ações simples são fundamentais para seu bom-humor, sua energia e a qualidade de vida.
4. Fazer psicoterapia
habitos-saudaveis-para-te-ajudar-no-trabalho
A psicoterapia é um processo focado em ajudar o indivíduo a resolver questões emocionais. Através da psicoterapia é possível aprender maneiras mais construtivas de lidar com o estresse a que estamos submetidos diariamente e com as particularidades da vida pessoal, profissional ou familiar. Também pode ser um processo de apoio ao passar por um período difícil como o luto, transições de carreira ou um divórcio.
Para ampliar a inteligência emocional, autoconhecimento e melhorar as tomadas de decisões, conversar com um profissional é fundamental. Você pode buscar seu psicólogo em empresas como a Vittude, plataforma que conecta psicólogos e pacientes. Com a utilização de ferramentas de geolocalização, a Vittude encontra profissionais muito capacitados nas proximidades da sua casa ou trabalho. Se você estiver em viagem, férias ou mesmo fora do país, ainda assim é possível conversar com um psicólogo do conforto do seu hotel, utilizando o consultório virtual.
5. Meditar
Já foi provado que a prática das técnicas que buscam colocar o indivíduo no caminho da meditação são extremamente saudáveis, curativas e terapêuticas. A meditação é a consciência que emerge por prestar atenção propositalmente no momento presente, sem julgar os desdobramentos das experiências momento a momento. É uma jornada baseada na observação, uma prática para encontrar quietude no meio das atividades, para encontrar uma centralidade ainda que você esteja ouvindo, vendo, cheirando e degustando.
Praticar a meditação ou utilizar técnicas de mindfulness está entre os hábitos saudáveis e ajuda a aquietar sua mente, melhorando a concentração e relaxamento; desenvolver a criatividade, imaginação e resiliência; aprender a respirar em situações de estresse; melhorar a autoestima e treinar a autodisciplina; diminuir a ansiedade; dormir melhor e melhorar o sistema imunológico. Comece praticando o silêncio por cinco minutos uma vez ao dia e você já poderá perceber os efeitos disso na sua rotina.