ENEM, perguntado por Walkmmer, 1 ano atrás

Alguém pode corrigir minha redação, apontado os erros e coisas a melhorar ? Ficarei agradecido :D
Tema : Sistema prisional Brasileiro
Separei os parágrafos por linhas pra facilitar

Desde o iluminismo entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa o a precária situação do sistema prisional Brasileiro, hodiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática e problemática persiste intrinsecamente ligada ao país. Nesse sentido, convém analisarmos as principais consequências de tal postura negligente para a sociedade.

É indubitável a situação incompetente das cadeias no Brasil. O 4* maior país quando o assunto é quantidade de pessoas presas, não tem nem infraestrutura necessária para alojar metade do que possui. Com isso, surge mais problemas, como, presidiários dormindo no chão, com risco de pegar alguma doença, os podem até a brigar por uma cama, e esses atritos podem levar a morte de algum deles.

Outrossim, o controle de crime no interior da prisão não é muito bem executado. Pode-se observar isso com presos tendo acesso a celulares, armas brancas e até drogas, coisas que muitas das vezes trazidas pelos seus visitantes. Dessa forma facilita que os presidiários controlem o crime que está do lado de fora, como também criar rebeliões e fugas.

É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de um sistema prisional melhor. Destarte o MPGO em parceria com o DEPEN deve criar em todos estados Brasileiros mais cadeias, para que país tenha capacidade de abrigar tantos condenados. Ademais, as escolas polícias devem investir mais no treinamento de revista, a fim de que diminua as entradas de utensílios proibidos na prisão, para assim ter-se um sistema prisional decente no Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por LBR22
2
Boa noite amigo, tudo certo ?

Super recomendado esse tema, caiu em uma edição de uma escola militar ano passado, e é bem interessante.

Bom ... vamos lá.

Primeiro, lembre de tentar progredir sempre nesta ordem:

- Introdução
- Argumento 01
- Argumento 02
- Conclusão

Dependendo do tema é do seu nível de conhecimento sobre ele, você pode fazer apenas com uma argumentação. Sempre ter cuidado para não ser muito superficial no tema ou acabar por fugir do mesmo, ou caso você saiba demais do assunto a ponto de não couber nas linhas tudo aquilo que você tem para passar.

A sua introdução está legal, mais procure fazer com que seu texto fique mais "homogêneo", por exemplo, você começou com palavras cultas (bacana), mais no restante da redação com palavras mais casuais e isso ficou meio estranho.

Outro ponto importante é atentar-se a pluralidade das palavras, algumas você acabou esquecendo os "s" e isso acaba prejudicando a interpretação do texto, muito cuidado ...

Tome cuidado para não ajustar a sua redação às palavras que você vai utilizar, mais sim ajustar cada palavra ao seu pensamento que está sendo descrito no papel.

Ainda em relação a introdução, lembre-se que nesse ponto, você deve resumidamente passar para o leitor (ou examinador), uma visão geral da situação (baseada no tema) e instiga-lo a continuar a leitura.

Agora em relação a sua argumentação alguns elementos dela você poderia aloca-los na introdução e quando fosse iniciar de fato a argumentação já iria direto ao ponto.

Uma dica interessante é sempre começar uma argumentação com: Primeiramente ; Segundo ... ; De acordo com ; Visto que ; Posto que. Para dar o pontapé inicial, pois grande parte do pessoal, sabe sobre o tema, mais o raciocínio fica presso porque não sabe com iniciar. É claro que esse não é o seu caso.

Fora esses entraves citados, sua argumentação ficou legal (2° 3° parágrafos,) bora para a conclusão ...

Já na conclusão, veja bem, tome muito cuidado com a aplicação de siglas, lembre-se que o leitor muitas das vezes não sabe do que se tratam, assim sempre que utilizá-las coloque entre parenteses o seu significado, por exemplo: " No mercado financeiro o FMI (Fundo Monetário Internacional) teve ..." beleza ?

Outra coisa, lembre-se que a sua conclusão é a "cereja do bolo", e é sempre bom, adicionar citações de autores ou estatística (caso ter certeza dos fatos) para enriquecer mais ainda sua conclusão.


Lembre-se que o objetivo é você fazer com que o leitor entenda o seu ponto de vista, que ele absorva cada emoção, cada perspectiva do seu texto interagindo com subconsciente do leitor, fazendo com que ele se identifique nos parágrafos e que fique instigado com a leitura de cada frase.

Fora isso meu amigo, você está na direção certa, tem "estrada" pela frente, mais com força nos estudos todos nós, um dia chegaremos lá.

Uma observação, aqui eu avaliei apenas a estrutura do texto, e não o seu ponto de vista, que é sim válido contando que respeite os direitos humanos, Entretanto se você tiver a curiosidade da prática e estrutura de resposta das escolas polícias eu recomendo a leitura de um livro chamado "Diário de um Policial" - Diógenes Luca (Ex-Comandante do GATE e comentarista de segurança pública). Nesse livro ele descreve muito das suas experiências, muitas em rebeliões no Estado de São Paulo, e no final do livro ele comenta do perigo relacionado ao que você disse na sua redação, em relação a falta de revistas dentro dos presídios ... Enfim, apenas uma informação complementar ...

(desculpa o textao ... eu falo demais kkkkk)

Espero ter ajudado cara ! qualquer dúvida pode chamar aqui, bons estudos e que Deus te abençoe, Grande abraço !





Walkmmer: Desculpar o textão ? que isso kkk, eu agradeço até por isso, realmente fazem isso aqui, vou trabalhar em cima de todas as dicas, obrigado mesmo, abração!
LBR22: Bons estudos irmão ! Deus abençoe
Walkmmer: Olá, Você corrigiu uma redação minha, se não for incomodo tem como corrigir a ultima que eu postei ? Ficaria enormemente agradecido
LBR22: Claro, pode deixar
Perguntas interessantes