alguém me ajuda a fazer uma redação com o tema "bullying: os limites entre a brincadeira e a agressão" por favor
Soluções para a tarefa
Resposta:
A prática do bullying tem se tornado cada vez mais comum na sociedade, principalmente no ambiente escolar. Bullying significa intimidação e se refere a todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas adotadas por um ou mais alunos contra outro ou outros alunos. Muitas vezes o agressor pratica o bullying para se sentir realizado, para demonstrar o domínio, o poder que exerce sobre outros, e muitas vezes acaba se tornando um adulto agressivo e violento. O aluno que sofre o bullying – a vítima – se sente humilhado, rejeitado e rebaixado, podendo desenvolver quadros de depressão, dificuldade de relacionamento, entre outros problemas que podem levar ao suicídio. Em consequência, as pessoas que testemunham o bullying e não são vítimas nem agressoras acabam se sentindo culpadas por não ajudarem a vítima, além de intimidadas pelo agressor. É um problema que envolve toda a escola, incluindo os professores que presenciam o bullying e muitas vezes não são capacitados para lidar com isso.
Com o objetivo de prevenir e combater o bullying, o “Diário Oficial da União” publicou em 09/11/2015 um texto aprovado pela Câmara em 10/2015 e enviado para a sanção presidencial. Esse texto define o bullying como uma prática de atos de violência física ou psíquica exercidas intencionalmente e repetidas vezes por um ou mais indivíduo contra uma ou mais pessoas para intimidar ou agredir, causando angústia à vítima. O projeto aprovado pela Câmara determina a realização de capacitações dos docentes e das equipes pedagógicas para o desenvolvimento de ações de prevenção e solução do bullying, e também para apoiar e orientar os pais e familiares a identificarem as vítimas e saber como ajudá-las. Esse projeto pode ajudar muito na redução dos quadros de bullying em todo o país, porém necessita de professores dispostos a colocá-lo em prática. Além disso, necessita-se de uma abordagem melhor sobre o tema nas salas de aula, nas reuniões de pais e professores, nas igrejas, nas empresas, na televisão, internet e em todos os lugares possíveis de divulgação. Possivelmente o resultado não seja imediato, mas ao longo dos anos pode ocorrer uma redução do bullying nas escolas.
Vale lembrar que muitas vezes o bullying começa em casa, por isso torna-se tão importante a abordagem sobre o tema com os pais e familiares. Dentre as abordagens que podem ser realizadas nas escolas estão as atividades, brincadeiras, palestras, gincanas, projetos realizados com o objetivo de aproximar os alunos e reduzir as diferenças encontradas na convivência diária. Ressaltar a importância e os benefícios dos trabalhos em grupo, da aceitação de diferentes raças, sexos, crenças, etc, e o mais importante, evitar punições severas ao agressor, pois isso pode desencadear quadros piores de bullying. Sendo assim, observa-se a importância de um bom planejamento estratégico nas escolas, respeitando suas necessidades e particularidades, pois os ambientes escolares podem ser bem diferentes uns dos outros