Alessandro Volta foi o primeiro cientista a produzir um fluxo contínuo de corrente elétrica, por volta do ano 1800. Isso foi conseguido graças ao artefato que inventou, ao "empilhar" vários discos de cobre e zinco, separados por discos de papelão embebidos em água salgada. O artefato recebeu o nome de pilha voltaica. A força eletromotriz ε e a resistência interna r de uma pilha podem ser determinadas, medindo-se, simultaneamente, a diferença de potencial entre seus terminais e a corrente através da pilha em duas situações distintas. Para fazer essas medidas, dispõe-se de dois resistores diferentes R1 e R2, um voltímetro V, um amperímetro A e uma chave S que pode fechar o circuito de duas maneiras distintas. A opção que representa o circuito que permite realizar os dois conjuntos de medidas, alternando-se a posição da chave S entre os pontos designados por 1 e 2, é: A
Soluções para a tarefa
Olá!
No caso em questão faltou as alternativas, mas vou colocar a figura das alternativas abaixo, e respsonder cada uma delas:
Vejamos:
A questão fala sobre uma forma de calcular força eletromotriz e a resistência interna da pilha. Assim, temos que:
(A) Correta. Com a chave S ligada na posição 1, temos que: ε = (r + R1 + R2)i. Com a chave ligada na posição 2, temos, pela equação do gerador, temos que : ε = (r +R1)i'. Resolvendo o sistema de variáveis ε e r, temos os valores relacionados.
(B) Conquanto o amperímetro e o voltímetro estejam ligados de forma correta, não pode ser essa ja que em qualquer posição que a chave S esteja ligada ela vai mostrar exatamente a mesma medida, sem que seja possível determinar nossas duas variáveis.
(C) Amperímetro ligado errado.
(D) Amperímetro mede a corrente total apenas na posição 2.
(E) Amperímetro mede a corrente total apenas na posição 1.
Espero ter ajudado!