ENEM, perguntado por cemanuelle6268, 1 ano atrás

Alberto, Bruno e Caio são amigos que moram em um mesmo bairro. Suas casas estão representadas pelos pontos A, B e C, respectivamente, como mostra a figura.Alberto está na casa de Bruno, de onde sugere que os dois se desloquem pelo caminho mais curto até a casa de Caio, a fim de se encontrarem com ele.Alberto conhece a distância entre sua casa e a de Bruno, que é de 9 km, e a distância entre sua casa e a de Caio, que é de 5 km. Entretanto ele desconhece qual é a distância entre a casa dos dois outros amigos, e indaga a Bruno sobre qual seria tal medida.Bruno, todavia, não responde diretamente, mas se dispõe a dar uma dica para que Alberto descubra a medida. Dessa forma, Bruno aponta que “o triângulo cujos vértices são formados pelas nossas casas é semelhante a um triângulo de perímetro 80 km, e cujo lado respectivo à distância entre minha casa e sua mede 36 km”. Dessa forma, Alberto concluiu que a distância entre as casas de Bruno e Caio, em quilômetros, éa)5.b)6.c)7.d)3.e)9.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por faguiarsantos
5

Olá! Espero ajudar!

Triângulos semelhantes são aqueles em que há congruência entre os seus três ângulos (na mesma ordem) e proporcionalidade entre os lados.

Dessa forma, os lados do triângulo formado pelas casas ABC segue uma razão de proporcionalidade com o triângulo de 80 km de perímetro e lado de 36 km. Então teremos:

36/9 = AC'/5 ⇒ AC' = 20 km

80 = 36 + 20+ CB' ⇒ CB' = 24 km

36/9 = 24/CB ⇒ CB = 6 Km

Resposta: letra b



Perguntas interessantes