Alberto, Bernardo e Carlos estão planejando ir a uma festa. Se Alberto for a festa, então Bernardo também irá. Se Bernardo não for a festa, então Carlos também não irá. De acordo com isso, é necessariamente correto afirmar que: (A) Se Carlos for a festa, então Bernardo também irá à festa. (B) Se Alberto for a festa, então Carlos também irá à festa. (C) Se Alberto não for a festa, então Bernardo também não irá à festa. (D) Se Alberto não for a festa, então Bernardo irá à festa. (E) Se Carlos for a festa, então Bernardo não irá à festa.
Soluções para a tarefa
De acordo com isso, é necessariamente correto afirmar que: Se Carlos for a festa, então Bernardo também irá à festa - letra a).
O que é a Proposição e Equivalência Lógica?
A Proposição, acaba sendo a base do raciocínio lógico, porque é um conjunto de palavras ou símbolos que acabam projetando um pensamento com direcionamento completo, com a capacidade de atribuir dois valores lógicos, sendo eles: Verdadeiro ou Falso.
Além de que é possível aplicar uma dos conceitos da lógica matemática, conhecida como: Equivalência Lógica, que acontece quando duas proposições acabam sendo logicamente equivalentes. Isso claro, quando os resultados de suas tabelas-verdades forem idênticas.
Ou seja, quando aplicamos a Contra Positiva (invertendo as posições e trocando os sinais), encontraremos:
- p > q equivalente à ~q > ~p.
O que nos possibilita verificar que:
- Se Bernardo não for a festa, então Carlos também não irá (logo, ~q > ~p).
Então se Carlos for a festa, concluiremos que Bernardo também irá (p > q).
Para saber mais sobre Proposição:
brainly.com.br/tarefa/20347510
Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)
#SPJ6