História, perguntado por gabriellymicaella1, 8 meses atrás

AJUDAAA PFVR VALENDO 15 PONTOS !!!!!!5)sabe-se que nesse contexto criou -se o território federal do Amapá. sobre esse território, porque foi disputado por franceses e portugueses?
látex.
5) Sabe-se que nesse contexto criou-se o território federal do Amapá. Sobre esse território, porque foi
a) Por se tratar de um território que possuia muitas arvores gomíferas, rentosas para a exploração e coleta do
b) Por ser um território rico em minérios, o que poderia proporcionar grande demanda econômica
6) "Eram chefes do executivo estadual, nomeados pelo presidente da república. Os poderes de um
interventor federal concentrava em suas atribuições, os poderes executivo e legislativo".
No Pará, um militar que havia apoiado Getúlio Vargas foi indicado em 1930 para assumir o governo, ele se
c) Por ser um território de fronteira com outras regiões importante
d) Por possuir muitos indígenas que poderiam ser aproveitados como mão de obra
chamava?
a) Joaquim de Magalhães Barata
b) Justo Chermont
C) Joaquim Ferreira pena
d) Fernando Henrique Cardoso
7) Com se concretizou a revolução do porto no Pará?
8) Cite as principais medidas tomadas pelo interventor Magalhaes Barata para "modernizar e nacionalizar"
OPard.​

Soluções para a tarefa

Respondido por hiroprox26
1

Explicação:

5)O Território Federal do Amapá foi um território federal criado em 13 de setembro de 1943, de acordo com o Decreto-lei n° 5.812, durante o governo do presidente Getúlio Vargas. A região foi desmembrada do estado do Pará, e equivalente ao atual estado do Amapá. A constituição do território se deu visando a fatores estratégicos e de desenvolvimento econômico, em plena Segunda Guerra Mundial. a)No início, todos os cearenses levados para o território trabalham como seringueiros. O seringueiro é o trabalhador que extrai a borracha da árvore chamada seringueira (hevea brasiliensis).

Trabalha oito meses por ano, de abril a novembro, quando começa a floração. Todos os dias, levanta-se às três da madrugada, deixa no fogo a panela de feijão e sai para correr “as estradas”, isto é, para fazer os cortes nas seringueiras espalhadas pela floresta e colocar as tijelinhas para aparar o leite. Essa tarefa leva mais ou menos cinco horas. Ele se arranja para fazer um percurso para recolher o látex das tijelinhas, transferindo-o para um saco de borracha de sua fabricação ou para um balde apropriado. 6)Movimento armado iniciado no dia 3 de outubro de 1930, sob a liderança civil de Getúlio Vargas e sob a chefia militar do tenente-coronel Pedro Aurélio de Góis Monteiro, com o objetivo imediato de derrubar o governo de Washington Luís e impedir a posse de Júlio Prestes, eleito presidente da República em 1º de março anterior. O movimento tornou-se vitorioso em 24 de outubro e Vargas assumiu o cargo de presidente provisório a 3 de c)As fronteiras representam muito mais do que uma (mera) divisão e unificação dos pontos diversos, determinando também a área territorial* precisa de um país, a sua base física. Podem ser naturais, geométricas ou arbitrárias; sendo delimitações territoriais e políticas que, através da proteção que garante aos seus estados, representa a autonomia e a soberania desses perante os outros. d)A escravidão indígena no Brasil existiu principalmente no começo da colonização portuguesa, minguando posteriormente pela preferência pelo escravo negro, e por pressão dos lucros do tráfico negreiro. Ela existiu, apesar dos esforços dos jesuítas contra sua prática. A principal fonte de mão de obra indígena escrava eram as entradas e bandeiras de apresamento, facilitadas pelas desavenças e guerras intertribais dos indígenas brasileiros. Os locais onde se aprisionavam os indígenas eram chamados de "casas de preamento".


hiroprox26: espero ter ajudado
Perguntas interessantes