História, perguntado por catarinacardo, 1 ano atrás

Ajuda pff (1.2) urgente

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por b3gjgd
3

Resposta:

A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão culminado no início do século 16 por Martinho Lutero (1483-1546), na Alemanha. O movimento decorreu de uma grande insatisfação com a igreja católica, além de grande instabilidade da instituição.

Um dos eventos que contribuíram ainda mais para a fragilidade da instituição foi o Cisma do ocidente que foi uma crise religiosa que ocorreu na Igreja Católica entre os anos 1378 e 1417.  Entre 1309 e 1377, a residência do papado foi alterada de Roma para Avinhão, na França, pois o Papa Clemente V foi levado (sem possibilidade de debate) pelo rei francês para residir em Avinhão. Em 1378, o Papa Gregório XI voltaria para Roma, onde faleceria. A população italiana desejava que o papado fosse restabelecido em Roma. Foi então eleito Urbano VI, de origem italiana. No entanto, ele demonstrou ser um papa muito autoritário, de modo que uma quantidade considerável do Colégio dos Cardeais, anularia a sua votação e foi realizado um novo conclave, sendo eleito Clemente VII, que passou a residir em Avinhão. Iniciara-se assim o Cisma, em que o Papa residia em Roma e o Antipapa residia em Avinhão, reclamando ambos para si o poder sobre a Igreja Católica. Posteriormente, surgiria outro Antipapa em Pisa. O cisma terminou no Concílio de Constança em 1417, quando o papado foi estabelecido definitivamente em Roma.

As cruzadas também foram um movimento muito contestado e que sem dúvida contribuiu para a fragilização da igreja católica. As cruzadas foram uma série de guerrilhas de inspiração cristã que partiram da Europa Ocidental em direção à Terra Santa e à cidade de Jerusalém com o intuito de conquistá-las, ocupá-las e mantê-las sob domínio cristão. Estes movimentos estenderam-se entre os séculos XI e XIII, época em que a Palestina estava sob controle do Sultanato de Rum. A estimativa é que entre 1 e 3 milhões de pessoas morreram devido às cruzadas.

Algumas das práticas mais comuns da Igreja Católica eram a venda pública das indulgências,  a venda de cargos eclesiástico, a simonia. O conjunto destas práticas comprometeu profundamente a imagem da igreja católica.

Devido a todas essas práticas e fragilizações da igreja católica ocorreu a reforma protestante que foi uma das inúmeras reformas cristãs que aconteceram após a Idade Média, quando o povo começou a questionar o que era imposto pela Igreja Católica – que tomava atitudes consideradas insatisfatórias e que fugiam dos seus princípios iniciais, fazendo-a entrar em grande contradição.

Essa reforma foi iniciada no começo do século XVI por Martinho Lutero, que publicou suas 95 teses em 31 de outubro de 1517. Ele protestou em frente à igreja do Castelo de Wittenberg, contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, como:

*A Igreja Católica, inicialmente, condenava o acúmulo de capitais, mas ela mesmo fazia isso, juntando altas somas de dinheiro (geralmente dos fiéis) e possuindo terras.

*Começaram a vender indulgências pregando que qualquer cristão poderia (e deveria) comprar o perdão para os seus pecados. Lutero discordou publicamente dessa prática realizada pelo Papa Leão X.

*A Igreja Católica possuía muito poder político, o que naquela época não deveria acontecer (estavam em fase de transição do sistema feudal para monarquias nacionais).

Após 3 anos de discussão entre Lutero e o papa leão X decidiu excomunga-lo pela bula Exsurge domine e em resposta, o ex-monge queima a bula em praça pública.

A manifestação de Lutero despertou interesse da nobreza alemã que via em sua conduta uma oportunidade para romper com a influencia da igreja e ao mesmo tempo promover o confisco das terras eclesiásticas. E com o apoio da nobreza as ideias de Lutero forma se expandindo por toda a Europa.

Então, a partir do movimento de Lutero surgiu o Calvinismo que conduzido no século XVI por João Calvino, um estudioso francês que se converteeu ao Protestantismo. Existem cinco pontos que podem ser destacados como as principais caraterísticas do Calvinismo. TULIP é o seu acróstico e, por esse motivo, a tulipa pode ser considerada o símbolo do movimento calvinista.

T-otal Depravity (Depravação Total)

O homem nasceu com o pecado original, herança de Adão e Eva. Na condição de pecador, somente pode ser salvo se Deus assim o quiser.

U-nconditional Election (Eleição Incondicional)

Deus escolhe quem ele quer salvar. Não são as pessoas, pelas boas ações durante a vida que alcançam a salvação e, sim, Deus, elege os homens que levará para o céu.

L-imited Atonement (Expiação Limitada)

Deus não morreu na cruz para expiar ou salvar toda a humanidade, mas para salvar os escolhidos, os seus eleitos.

I-rresistible Grace (Graça Irresistível)

Desde que seja chamado por Deus, ninguém pode negar o seu chamado, porque esse é irresistível.

Perguntas interessantes