Agrotóxicos e impactos na saúde humana e ambiental
Considere que o Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos. Apresente os riscos relacionados à exposição aos agrotóxicos e as principais alterações/danos ao organismo humano e ao meio ambiente decorrentes desse cenário, bem como as medidas para minimizar tais danos.
Compartilhe sua produção e interaja com os colegas.
Sua participação é fundamental para a riqueza do nosso encontro.
Soluções para a tarefa
Resposta: Riscos reais.
Explicação:
É comum o uso de agrotóxicos na agricultura não somente no nosso país, como no mundo todo. Geralmente usados para evitar algum tipo de praga em uma plantação, esses produtos acabam sendo utilizados inadequadamente, gerando riscos à saúde das pessoas.
A intoxicação por agrotóxicos pode ocasionar tonturas, cólicas abdominais, náuseas, vômitos, dificuldades respiratórias, tremores, irritações na pele, nariz, garganta e olhos; convulsões, desmaios, coma e até mesmo a morte.
As mortes e intoxicações pelo uso desses produtos acabaram tornando-se um grande problema de saúde pública.
Apesar de todos os cuidados do consumidor, que lava o alimento muitas vezes até com água sanitária, os agrotóxicos não são totalmente removidos dessa maneira. Algumas vezes, essas substâncias penetram nos tecidos vegetais, fazendo com que a lavagem remova apenas partes delas. Já a água sanitária é bastante útil para matar alguns micro-organismos, mas não é eficaz na eliminação de agrotóxicos.
Para diminuir o consumo dessas substâncias, a população pode optar por comprar produtos orgânicos. Esses alimentos caracterizam-se por não serem produzidos com a utilização de agrotóxicos.