Agostinho elaborou sua teoria do conhecimento humano indicando três níveis distintos: o conhecimento sensível (o existir), a sensação (o viver) e a razão ou ciência (o pensar). Segundo ele, há ainda, um quarto grau: a verdade, mas este grau não está no domínio do homem, pois pertenceria apenas a Deus. Nesse sentido, analise as proposições abaixo. I - Para São Tomás de Aquino a filosofia e teologia não se chocam ou se confundem, porque são conhecimentos distintos e harmônicos, sendo a teologia uma ciência suprema, fundada na revelação divina, e a filosofia, seu apoio para demonstrar a natureza e a existência divina em plena harmonia com a razão. II- Para Tomás de Aquino não existe a harmonia entre a razão e a fé, uma coisa é explicar os dogmas religiosos e outra coisa bem diferente é a razão. Fé e razão são antagônicas. Assinale a alternativa correta. A. A asserção I está correta. B. As asserções I e II estão corretas. C. As asserções I e II estão incorretas. D. A asserção I está incorreta. E. A asserção I e II estão corretas e não se relacionam.
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Boa tarde! :)
São Tomás de Aquino foi um importante filósofo e padre italiano da Idade Média. Sua vida foi dedicada a fé, caridade e esperança e, portanto, era um pregador cristão que se apoiava na razão, consequentemente, defendia a Escolástica, um método que pretendia unir fé e razão.
Escreveu inúmeras obras, onde privilegiou a vontade humana e a razão.
Desta forma, a asserção I está correta. Para ele, Filosofia e Teologia são ciências não se chocam, já que a primeira, apesar de ser uma forma de conhecimento distinto, servia como apoio e se relacionava harmoniosamente com a segunda.
A asserção II está errada, descreve o contrário do que expliquei acima, colocando para Tomás de Aquino, fé e razão como antagônicas, sem nenhuma harmonia
São Tomás de Aquino foi um importante filósofo e padre italiano da Idade Média. Sua vida foi dedicada a fé, caridade e esperança e, portanto, era um pregador cristão que se apoiava na razão, consequentemente, defendia a Escolástica, um método que pretendia unir fé e razão.
Escreveu inúmeras obras, onde privilegiou a vontade humana e a razão.
Desta forma, a asserção I está correta. Para ele, Filosofia e Teologia são ciências não se chocam, já que a primeira, apesar de ser uma forma de conhecimento distinto, servia como apoio e se relacionava harmoniosamente com a segunda.
A asserção II está errada, descreve o contrário do que expliquei acima, colocando para Tomás de Aquino, fé e razão como antagônicas, sem nenhuma harmonia
vivianesilvadmp7cs9l:
correto
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