A vontade objetiva é impessoal, coletiva,
social, pública e historicamente determinada.
Esse querer impessoal, social e histórico cria
as instituições sociais, políticas, religiosas,
artísticas e, com elas, a moralidade como
sistema regulador da vida coletiva. [...] A vida
ética é o acordo e a harmonia entre a vontade
subjetiva individual e a vontade objetiva
cultural. Realiza-se plenamente quando
interiorizamos nossa cultura de tal maneira
que praticamos espontânea e livremente seus
costumes e valores, sem pensarmos, sem os
discutirmos, sem deles duvidarmos, porque
são como nossa própria vontade os deseja.
(CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São
Paulo, SP: Atica, 2000, p.318)
Sabendo disto, avalie as afirmações a seguir:
I.As instituições como Família escola igreja ao longo da história que ano os conteúdos dos valores e normas não são capazes de influenciar e determinar o agir dos indivíduos.
II.Para Hegel são sujeitos históricos e culturais e além da nossa vontade subjetiva existe a vontade objetiva.
III.Para Hegel ser ético e livre é interiorizar as regras Morais da sociedade e como elas agir de forma espontânea.
assumindo V para o que for verdadeiro em relação ao pensamento de Hegel e F para o que for falso, assinale a alternativa que contém a sequência correta.
A. V F F
B. V V F
C. F V V
D. V V V
E. F F F
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D. V V V.
Hegel foi um importante filósofo que se dedicou ao estudo da cultura, dialética e fatores que são prepondantes na sociedade, como a vontade objetiva e subjetiva.
Em seus estudos, relatou a importância das escolas, famílias e igrejas para a formação da identidade e das opiniões dos individuos, visto que os seres humanos são biopsicossociais, e diante disso, apresentam vontades e estão passivos de mudanças conforme o ambiente nos quais estão inseridos.
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