ENEM, perguntado por claudiopetherso, 1 ano atrás

A Violência contra a Mulher no Brasil

Ter consciência da violência; da mulher e do Brasil pode ser até algo difícil de se imaginar para o jovem comum… Posso até tentar escrever de forma inocente, de forma clara ou até mesmo didática, pois tal consciência pode vir a se basear em uma idéia errônea ou inequívoca sobre um erro de avaliação e estatística, quando avaliamos índices governamentais ou não-governamentais... Pois os mesmos em muitos casos não retratam verdadeiramente a realidade. Eles podem até fazer as regras; podem até punir com sanções administrativas, com serviços comunitários ou até mesmo com condenações. Mas não são os senhores da verdade; talvez venham saber menos que todos nós, por total ausência de discernimento do que é violência, do que é a mulher e das reais condições do Brasil como país, como sociedade e como povo. Tudo vai depender do que desejamos verdadeiramente nos tornar ou o que queremos para nossa vida como cidadão... São por estes motivos que devemos possuir alguma consciência a cidadania, embora saibamos que seja uma coisa complicada, mas de fundamental importância para nossa soberania. Qualquer pessoa pode clamar justiça, mas nem todos possuem competência e a capacidade para julgar as ações do que levou e o que causou violência para com a mulher. A violência que estamos presenciando de uns para com os outros na atualidade só vêm a demonstrar a real falência da sociedade em valores morais e éticos.

A violência presenciada e muitas vezes sentida pela mulher é oriunda da degradação dos valores morais e éticos que regem a estrutura de uma família e da sociedade, razão essa que impere no cotidiano a cada dia. A mulher acaba se tornando uma das incontáveis vítimas da barbaria e intolerância que se perpetua na sociedade... E por diversas vezes adere a condições a fim de proteger os filhos; seu emprego e a sua imagem ao invés de denunciar, especialmente quando o autor das agressões atua nos referidos órgãos de apoio.
Não basta julgar os casos/as ocorrências, é necessário preveni-los e reconhecer o verdadeiro valor da mulher na sociedade. Isso não é uma questão de feminismo, mas sim de educação.
Enquanto os valores humanos não forem respeitados, este descaso persistirá não só com as mulheres, mas com todos.
“Eduquem os filhos de hoje, que não será preciso punir os homens de amanhã”.

Gostaria de saber o nivel da minha redação.

Soluções para a tarefa

Respondido por alineonline
8
Sua redação tem 2 parágrafos, o que constitui um problema para a progressão textual.
Nas 5 primeiras linhas você não diz nada com nada. A partir daí você até articula superficialmente um discurso.

Ah, apareceu uma frase em primeira pessoa, pecado mortal.

O tema era "a persistência da violência contra a mulher" e você apresentou uma tese: a de que não existe violência contra a mulher, e sim uma degradação social. Aí aquelas primeiras linhas começam a fazer sentido, porque você diz que as notícias sobre violência de gênero não são confiáveis. Falhou em justificar essa afirmação com algum argumento.

Mais à frente você constata que a mulher não denuncia e aceita a situação. Quando você fala de agressor que atua nos órgãos de apoio, eu não entendi se os órgãos de apoio se recusam a dar um atendimento digno ou se ela é esposa de um policial.

Apresentou proposta de intervenção: não basta julgar/ punir, é necessário prevenir e reconhecer o verdadeiro alor da mulher na sociedade. Faltou explicar o que é esse reconhecimento do verdadeiro valor da mulher. 

Você terminou o texto com uma convocação (eduquem os filhos!), o que é um pecado tão grave quanto a primeira pessoa em um texto argumentativo.

No geral, com dificuldades, você seguiu o modelo de texto. existe argumentação, mas é fraca, até porque você rejeitou a tese proposta mas tangenciou sua própria rejeição.

claudiopetherso: Foi por este motivo que utilizei idéia inocente ou num erro de avaliação… sou um jovem de 21 anos e acho que não deviriamos analizar as coisas no contexto. Não cabe a mim a interpretação e definição e sim dos orgaos competentes… deviriamos nos preocupar com temas que condizem com a nossa formação intelecual e não com os problemas sociais causados por governantes incompetentes.
claudiopetherso: Foi por este motivo que utilizei idéia inocente ou num erro de avaliação… sou um jovem de 21 anos e acho que não deviríamos analisar as coisas no contexto. Não cabe a mim a interpretação e definição e sim dos órgãos competentes… deviríamos nos preocupar com temas que condizem com a nossa formação intelectual e não com os problemas sociais causados por governantes incompetentes.
claudiopetherso: Como falar sobre a mulher no contexto como vítima de sexo frágil da violência… de qual violência estamos falando? A violência está em todo lugar, principalmente no Brasil. O nosso problema é estrutural; é de valores; é de cultura e principalmente moral. Não cabe a mim textualizar basta olhar os acontecimentos do nosso dia-a-dia…
claudiopetherso: Peço desculpas se estiver errado em minha avaliação
Perguntas interessantes