Saúde, perguntado por BarbaraBegalle0, 1 ano atrás

A vigilância sanitária estabelece bases técnicas para a implementação de programas de saúde e segurança alimentar. No setor de alimentos, são enfatizadas as ações de supervisão e inspeção das condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos e as práticas de manipulação dos alimentos, sob conduta de orientação e, quando necessário, punitiva sempre realizada pela equipe técnica de vigilância sanitária (CAMPOS, 2012, p. 37).
São submetidos, ao controle e à fiscalização do Centro de Vigilância Sanitária, atividades relacionadas:

I. À produção, manipulação, acondicionamento, transporte, armazenamento, distribuição, embalagem, reembalagem, fracionamento e/ou comercialização de alimentos.
II. Aos materiais recicláveis e resíduos sólidos (lixo), devem ser separados e removidos, quantas vezes forem necessárias, para um local exclusivo, revestidos de material de fácil limpeza e protegidos contra intempéries, animais, vetores e pragas urbanas.
III. A água utilizada para o consumo direto ou no preparo dos alimentos deve ser proveniente somente do abastecimento público, vedado soluções alternativas, tais como: poço, mina e outras fontes.

É correto o que se afirma em:
I, apenas.


I e II, apenas.


II, apenas.


II e III, apenas.


I, II e III.


Soluções para a tarefa

Respondido por MiWS
6
Alternativa E
Pois a ANVISA "cuida" do alimento, desde a matéria-prima, entrega e consumo do alimento preparado ou do produto acabado.
E a água é permitido apenas o uso de água potável, ou no mínimo fervida. 
Respondido por airbonebernardo
2

Resposta:

Alternativa 1 e 2 apenas.

Explicação:

alternativa 3 esta incorreta, segunda a legislação e permitido o uso de outras fontes de abastecimento de água.

Portaria CVS N5 09/04/2013  

Art. 66º. A água utilizada para o consumo direto ou no preparo dos alimentos deve ser proveniente de abastecimento público, sendo permitida a utilização de soluções alternativas, tais como água de poço, mina e outras fontes, após a licença de outorga de uso concedida pelo órgão competente. Deve ser tratada e a qualidade controlada por análise laboratorial na periodicidade determinada pela legislação específica vigente. As empresas operadoras do sistema alternativo (a concessionária da água e a transportadora) devem possuir cadastro junto ao órgão de vigilância sanitária competente. Os documentos de concessão da exploração do poço e os laudos laboratoriais devem estar à disposição da autoridade sanitária, sempre que solicitado.

Perguntas interessantes