Química, perguntado por amilsonsantossantos, 3 meses atrás

A tiroxina (T4) é um hormônio sintetizado pela glândula endócrina tireoide, localizada na região anterior do pescoço lateralmente à laringe e à traqueia, tendo secreção regulada por estímulos tireoideoprópico (tireotrofina), produzida pela hipófise.A disfunção na produção desta substância, além de manifestar deficiência visual, com projeção dos olhos saltando da órbita ocular (situação onde os olhos ficam arregalados), condição caracterizada por exoftalmia, também pode provocar a dilatação da glândula tireoide, formando um “papo” no pescoço (bócio). Quando em excesso, expressa um quadro clínico denominado de hipertireoidismo, apresentando os seguintes sintomas: ansiedade, cansaço ou insônia, tremores, aumento da sudação, falta de ar, diminuição de peso. A estrutura da tiroxina está representada a seguir: *

Soluções para a tarefa

Respondido por lucelialuisa
0

A tiroxina possui as funções orgânicas fenol, haleto orgânico, éter, amina e ácido carboxílico.

A função fenol corresponde a uma ou mais hidroxilas ligada a um anel aromático. Já um haleto orgânico corresponde a um átomo halogênio ligado a cadeia carbônica, que nesse caso é o iodo.

A função éter corresponde a presença do oxigênio ligado entre dois carbonos. A amina é um derivado da amônia, sendo que nesse caso temos uma amina primária (-NH₂).

Por último temos a função ácido carboxílico, caracterizada pela presença de uma carbonila ligada a uma hidroxila (C=O-OH).

Espero ter ajudado!

Respondido por CASTROLEMOS
0

Resposta:  Opção  A   ( IODO)

Explicação:  

O iodo é um mineral fundamental para os hormônios produzidos pela tireoide, que controlam o metabolismo energético. A baixa quantidade de iodo pode provocar o bócio (aumento da tireoide), por isso o sal de cozinha (de consumo amplo pelos seres humanos) é suplementado com iodo.

Perguntas interessantes