A Teoria da Espiral do Silêncio tem essa designação porque
a ) determina a relação que uma elite cultural mantém com a cultura de massa, negando-se a reconhecê-la como legítima.
b ) identifica a resistência do público em responder às perguntas das pesquisas de opinião como forma de criticar o poder dos meios de comunicação.
c ) designa o modo pelo qual a ideologia dominante dissimula o real, de forma ?silenciosa?, impedindo que o público, alienado, identifique seus reificantes mecanismos.
d ) se refere ao comportamento das minorias ? o silêncio em relação ao que pensam ? e ao mesmo tempo a sua adesão à opinião pública, tida como majoritária por essas minorias.
Soluções para a tarefa
Letra d
Espiral do silêncio é uma teoria da ciência política e comunicação de massa proposta em 1977 pela alemã Elisabeth Noelle-Neumann. Neste modelo de opinião pública, a ideia central é que os indivíduos omitem sua opinião quando conflitantes com a opinião dominante devido ao medo do isolamento, da crítica, ou da zombaria. Os agentes sociais analisam o ambiente ao seu redor, e ao identificar que pertencem à minoria, preferem se resguardar para evitar impasses. Esse comportamento gera uma tendência progressiva ao silêncio denominado espiral, visto que ao não expôr essa ideia, o indivíduo automaticamente compactua com a maioria, assim, outras pessoas que compartilham dessa opinião também não a verbalizam. Quanto menor o grupo que assume abertamente a opinião divergente, maior o ônus social em expressá-la.
Resposta:
Resposta correta: d ) se refere ao comportamento das minorias ? o silêncio em relação ao que pensam ? e ao mesmo tempo a sua adesão à opinião pública, tida como majoritária por essas minorias.
Explicação:
Acertei...rs