A teníase e a cisticercose são doenças parasitárias que ainda preocupam as entidades sanitaristas. São medidas que controlam a incidência de casos dessas parasitoses: lavar bem os alimentos e tomar água fervida ou filtrada, para evitar a a) ingestão de ovos dos platelmintos causadores dessas doenças; e controlar as populações de caramujos, que são hospedeiros intermediários dos platelmintos. b) ingestão de ovos dos nematelmintos, além de cozinhar bem as carnes de porco e de boi, ambos portadores desses nematelmintos. c) ingestão de cisticercos; e controlar a população de insetos vetores, como o barbeiro, que transmite os ovos do parasita ao picar o homem. d) ingestão de ovos do parasita; e cozinhar adequadamente as carnes de porco e de boi para evitar a ingestão de cisticercos.
#UNICAMP
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
A resposta é: d) ingestão de ovos do parasita; e cozinhar adequadamente as carnes de porco e de boi para evitar a ingestão de cisticercos.
Lembre-se de que a teníase e a cisticercose são doenças causadas pelos parasitas tênias (solitárias), vermes de corpo achatado (platelmintos).
A teníase é adquirida mediante a ingestão de cisticercos de Taenia solium e/ou pela Taenia saginata presentes na carne de porco ou de boi mal cozida, já a cisticercose é adquirida pela ingestão de alimentos ou água contaminados por ovos ou larvas de Taenia solium.
As duas são duas doenças com sintomas e epidemiologia totalmente diferentes, porém são causadas pela mesma espécie de cestódeo (parasita).
Perguntas interessantes