A tarefa de valorar economicamente um recurso ambiental consiste em determinar quanto melhor ou pior estará o bem-estar das pessoas devido a mudanças na quantidade de bens e serviços ambientais, seja na apropriação por uso ou não de seus atributos. No caso de um recurso ambiental, os fluxos de bens e serviços ambientais, que são derivados do seu consumo, bem como o consumo associados à própria existência do recurso ambiental definem seus atributos. é comum na literatura desagregar o valor econômico do recurso ambiental em valor de uso e valor de não-uso. Em relação ao Valor de Uso, ele é dividido em:
I. Valor de Uso Direto (VUD) - quando o indivíduo se utiliza atualmente de um recurso, por exemplo, na forma de extração, visitação ou outra atividade de produção ou consumo direto.
II. Valor de Uso Indireto (VUI) - quando o indivíduo atribui valor em usos direto e indireto que poderão ser optados em futuro próximo e cuja preservação pode ser ameaçada.
III. Valor de Opção (VO) - quando o benefício atual do recurso deriva-se das funções ecossistêmicas, como, por exemplo, a proteção do solo e a estabilidade climática decorrente da preservação das florestas.
Em relação ao atributo e respectiva definição:
A) Estão corretas as descrições I e II.
B) Todas as definições estão corretas.
C) Somente a descrição I está correta.
D) A descrição I é INCORRETA.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Somente l é correta
Explicação:
Valor de Uso Direto (VUD) - quando o indivíduo se utiliza atualmente de um recurso, por exemplo, na forma de extração, visitas ou outra atividade de produção ou consumo direto;
Valor de Uso Indireto (VUI) - quando o benefício atual do recurso deriva-se das funções ecossistêmicas, como, por exemplo, a proteção do solo e a estabilidade climática decorrente da preservação das florestas;
Valor de Opção (VO) - quando o indivíduo atribui valor em usos direto e indireto que poderão ser optados em futuro próximo e cuja preservação pode ser ameaçada.Por exemplo,o benefício advindo de fármacos desenvolvidos com base em propriedades medicinais ainda não descobertas de plantas em florestas tropicais.
Resposta:
Somente a descrição I esta correta
Explicação:
corrigida pelo DNM