A sociologia durkheiniana, assim, se voltará ao estabelecimento de um método sociológico pelo qual o sociólogo pensará o objeto de estudo próprio da sociologia, esse que se destaca das outras áreas da ciência, como a biologia e a psicologia. Nessa orientação, Durkheim afirma que a sociologia deve se ocupar de estudar os fatos sociais, esses que seriam identificados como as estruturas exteriores aos indivíduos que já estão postas na sociedade quando um novo indivíduo é introduzido nela; os fatos sociais, de acordo com Durkheim são coercitivos e estabelecem regras sociais. GALANTE, Livia Cardoso, SOCIOLOGIA DE DURKHEIM E O FATO SOCIAL: reflexões teóricas. Intr@ciência, Guarujá, Edição 22, p.1 - 9, nov./dez. 2021. esquisar DEIXA DE SOR BESTA, MOLEQUE "PENSAMENTO E' COISA DE RICO PUERO TEM "DELA Fonte: Fato Social. Disponível em: http://chicodeoliveira.blogspot.com/2015/08/emile-durkheim-fato-social.html.Acesso em 22 maio 2022. A sociedade possui por atribuição conjuntos de normas e regras que, segundo Durkheim influenciam o comportamento e as atitudes dos indivíduos e que são construídos fora da mente das pessoas. Com base no tema apresentado, avalie as afirmações abaixo: 1. Os fatos sociais são independentes das consciências individuais. II. Os fatos sociais são as regras que estão descritas em nossos códigos de leis. ill. Os fatos sociais são subdivididos de acordo com duas características: Generalidade e exterioridade. IV. Para Durkheim, os seres humanos se deparam com costumes, normas e regras que não foram criadas por por ele, mas de toda forma, seguem essas regras. O Ps 1
I e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é 4: afirmações I e IV estão corretas.
Sociologia e Durkheim.
A alternativa 4 está correta porque, como se lê no fim do excerto, [...] os fatos sociais, esses que seriam identificados como as estruturas exteriores aos indivíduos que já estão postas na sociedade quando um novo indivíduo é introduzido nela; os fatos sociais, de acordo com Durkheim são coercitivos e estabelecem regras sociais."
Temos a justificativa de I no próprio enunciado da questão "o comportamento e as atitudes dos indivíduos e que são construídos fora da mente das pessoas", e também no primeiro período do excerto do texto, onde os fatos sociais são caracterizados como estruturas exteriores aos indivíduos.
A justificativa de IV também pode ser lida no excerto [...] os fatos sociais, de acordo com Durkheim, são coercitivos e estabelecem regras sociais."
Em outras palavras, [...] os seres humanos se deparam com costumes, normas e regras que não foram criadas por por eles, mas de toda forma, seguem essas regras", pois é coagido - em dada sociedade, o indivíduo já nasce dentro de um conjunto de normas e regras pré-estabelecidas do que é certo, errado, moral, amoral; conceitos que variam geograficamente e temporalmente.
O indivíduo, na realidade, não é tão livre e individual quanto pensa, e sua mente está mais para um coletivo de conceitos recebidos de cultura X, Y ou Z do que para uma organização individual no termo estrito, sua, única.
Além disso, o indivíduo, só, não tem opção de mudá-las, nem o poder para tal, e todo aquele que se opor ao estabelecido, sofrerá algum tipo de sanção de seus pares sociais.
Aprofunde seu conhecimento em teorias sociais neste link, sobre Foucault:
https://brainly.com.br/tarefa/741137
#SPJ1