A sociedade feudal era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada, isto é, possuía estamentos, camadas sociais cada qual com uma característica específica dentro do contexto da sociedade feudal. Retomando as análises feitas em sala sobre a sociedade feudal, explique a composição da pirâmide social da sociedade feudal, com a descrição de todas as camadas sociais, seus integrantes, características e funções de cada uma das camadas. *
Soluções para a tarefa
Resposta:
O clero ocupava o topo dessa hierarquia social.
Entre os fins da Antiguidade e início da Idade Média, a Igreja estruturou um conjunto de normas que permitiu a disseminação do cristianismo por todo o mundo europeu.
Além disso, os membros dessa ordem tinham grande influência entre os grandes proprietários e reis desse período. Ao longo do tempo, a própria instituição acumulou terras e conhecimento em uma época em que a leitura e a escrita era privilégio de poucos.
Logo em seguida temos a presença da nobreza.
Que detinha o controle sobre os feudos e todo o cenário político da época.
Os grandes proprietários eram integrantes da alta nobreza, reconhecida pelos títulos de rei, príncipe, arquiduque, duque, marquês e conde.
Abaixo tínhamos a pequena nobreza, sendo composta pelos viscondes, barões e cavaleiros.
Estes últimos eram os mais expressivos representantes das forças militares que asseguravam a proteção das propriedades.
A maioria da população feudal era composta por camponeses. Eles eram responsáveis pelo trabalho nas terras e pela produção agrícola.
Na maioria dos casos, os camponeses trabalhavam em regime de servidão e se submetiam às exigências de um senhor feudal. Vinculados a uma dura rotina de serviços, muitos camponeses esperavam que a penúria no mundo terreno fosse recompensada pela salvação de suas almas.
espero ter ajudado <3
marca como melhor resposta ai :)