A sociedade do conhecimento conta com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que transformam os modos de ser, de conviver, de comunicação e de mobilização. As novas TIC afetam a educação e desenvolvem novos recursos, geram um novo tipo de aluno e exigem um novo tipo de professor. A tirinha satiriza uma situação de sala de aula e, em relação a essa sátira, considere as afirmativas.
Soluções para a tarefa
O gabarito é dado pela letra A.
Na tirinha, podemos observar que:
os alunos - eles não copiam os assuntos e atividades colocadas no quadro. Hoje em dia, os alunos usam os smartphones para fotografar todo o conteúdo colocado pelo professor. Deste modo, podemos observar que a tecnologia do século XXI é vista como um facilitador para os alunos.
os professores - os professores não contam com ferramentas tecnológicas capazes de contribuir para a disseminação do conhecimento. Este quadro é típico de século XX.
a estrutura escolar - é atrasada e problemática. Na prática, vimos que as escolas públicas brasileiras possuem estruturas deficientes, precárias e tecnologicamente atrasadas.
Abaixo, segue o complemento da questão.
(...)
a) tem alunos do século XXI, professores do século XX e uma estrutura do século XVIII. A escola precisa incorporar os espaços e tempos virtuais às suas rotinas e aproveitar melhor o seu potencial para a aprendizagem de qualidade.
b) permite que os alunos utilizem em sala de aula das TIC, como celulares e máquinas fotográficas. Para que haja a aprendizagem sistemática e reflexiva, é necessário afastar as crianças do universo virtual que apresenta informações prontas, não contribuindo para o desenvolvimento do ato de pensar e sentir.
c) permanece tendo como recurso único e básico o giz e a lousa na sua missão de integrar o país na civilização letrada. A escola não é “lan house”, que garante o acesso rápido à informação, e não pode entrar nesse modismo. O ato de aprender exige esforço e deve contar com os recursos pré- digitais.
d) se transforma em “lan house” gratuita, que oferece o acesso ao mundo da tecnologia de forma democrática, promovendo a inclusão digital, fortalecendo e modernizando, assim, o seu caráter de oficina do conhecimento.
e) se estrutura a partir dos quatro pilares da educação do século XXI propostos pelo Relatório Delors Unesco: “aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, “aprender a viverem juntos”, “aprender a ser”, que, pensados na sua interação e interdependência, fundamentam- se numa concepção de totalidade dialética do sujeito.
Vá e vença!
Resposta:
qual é a letra A?
precisa colocar as alternativas.
Explicação: