A sobrevivência do preconceito
O fato de muitos negros hoje ocuparem lugares de destaque não indica que o preconceito racial está chegando ao fim, demonstra apenas que o mundo está abandonando a imagem do negro como pessoa incapaz de atingir um objetivo. São pessoas que conseguiram aproveitar as oportunidades e alcançaram o sucesso, porém, jamais chegariam onde estão se não tivessem algum respaldo financeiro.
A escolha dos americanos para presidente da República mostra que o preconceito existe até nos dias atuais, pois foi uma eleição que jamais causaria tanto impacto se o mundo estivesse realmente amadurecido quanto à questão racial. Foi um espetáculo midiático, que transformou um candidato comum em um arauto dos novos tempos, fazendo com que parecesse mais um duelo de raças do que um embate de propostas políticas em uma nação que depois de tanto controlar o mundo começou a ter seu brilho apagado.
Barack Obama não teve a infância que um negro pobre teria, cursou universidades prestigiadas e teve como cartão de acesso ao mundo dos brancos o fato de sua mãe e avós maternos serem desta raça. O grande mérito de Obama foi ter aproveitado as oportunidades que tinha e conseguir trilhar uma trajetória política que fizesse com que merecesse uma vaga na disputa pela Casa Branca.
O argumento de que o preconceito está acabando porque muitos artistas negros fazem sucesso em Hollywood é um sofisma. As pessoas acreditam que o fato de eles estarem lá significa a derrubada do muro da intolerância e o fim da imagem do branco como superior. O fato é que os atores negros estão em evidência simplesmente porque existem personagens negros, e não porque são símbolos dos novos tempos.
O preconceito racial sobrevive e somente com investimentos na área de educação e a punição para atos discriminatórios podem diminuir cada vez mais a ideologia racista predominante. Não é o sucesso de alguns negros que vai abrir o caminho para os outros, da mesma maneira que não é reservando cotas em faculdades, mas sim a melhoria do ensino público que podem diminuir a diferença entre a média da população de quaisquer raça que consiga atingir o ensino superior.
A dissertação escolar foi produzida por um estudante que alcançou nota máxima. Com o tema "O preconceito racial está chegando ao fim?", ele
(A)
expôs seu ponto de vista sobre o tema, sem se preocupar em convencer o leitor a concordar com suas ideias.
(B)
não demonstrou preocupação em relacionar o título ao tema preestabelecido, nem o conteúdo do texto ao título.
(C)
apresentou respeito à estrutura padrão do gênero: introdução com três parágrafos; desenvolvimento com mais três parágrafos e conclusão com um parágrafo.
(D)
utilizou argumentos baseados em provas concretas para fundamentar o seu posicionamento, pois recorreu a fatos históricos, como a história de vida e a eleição de Barack Obama.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
LETRA D
Explicação:
POIS ELE UTILIZOU FATOS CONCRETOS PARA FAZER ESSE POCISIONAMENTOS
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
ENEM,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás