A situação político-econômica do Brasil nos anos de 1970:
Os anos de 1960 foram marcados pelas transformações no sistema político, econômico e social no Brasil. Nos anos sessenta, a filosofia marxista ganhava espaço nas universidades do Brasil, influenciando professores e tutores da educação, além de políticos e membros da sociedade civil.
Dentre os simpatizantes desse pensamento, destaca-se o presidente João Goulart.
Dados os indícios de uma ameaça socialista nas estruturas do Brasil, em 1.º de abril de 1964, os militares destituíram o poder presidencial e assumiram o controle do Estado.
Com os militares no poder, houve várias ações de controle e fiscalização sobre a população nos mais variados setores: público, privado, educacional, etc.
Em 1964, foi instituído nas cátedras o ensino de Organização Social e Política do Brasil, denominada OSPB. Nela, os professores deveriam ensinar questões voltadas aos heróis nacionais, adoração à pátria, obediência às leis. Logo, o cunho ideológico pró-governo era evidente nessa estrutura.
No contexto econômico, o Brasil estagnou, cortou custos, congelou salários, combateu a inflação, renegociou com o FMI, entre outras ações. Com a ascensão de Castelo Branco ao poder (1964), foi criado PAEG (Programa de Ação Econômica do Governo), que tinha como meta o desenvolvimento econômico de caráter emergencial.
Dentre as medidas desse sistema estavam o fomento à industrialização e o estímulo ao consumo; reativação do Banco Nacional de Habitação (BNH); e controle sobre a inflação. Com essas medidas, o Brasil aos poucos foi se estabilizando. Entre os anos de 1969 e 1970, o país, em parceria político-econômica com os EUA, firmou acordos que possibilitaram um crescimento acelerado. Esse crescimento ficou conhecido como o “Milagre Econômico”. Nesse novo contexto, as indústrias e o comércio ganharam novo fôlego.
Em 1969, por meio do Decreto-Lei 547, instituiu-se o programa de licenciaturas curtas no sistema de ensino nacional.
O período militar durou até 1984, quando a democracia foi reinstaurada.
Para resolver este desafio, consulte o Decreto-Lei n.º 547, de 1969 e faça uma análise sobre os termos escritos no documento.
Após a leitura e tendo em vista observação da figura, faça uma relação entre as figuras e o Decreto-Lei n.º 547 (até 30 linhas).
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Explicação:
fazendo pesquisa no glougo
Perguntas interessantes
Português,
5 meses atrás
Administração,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Direito,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Publicações
Publicação Original [Diário Oficial da União de 22/04/1969] (p. 3377, col. 3)
Catálogo
ENSINO SUPERIOR .
Indexação
Clique para exibir...
AUTORIZAÇÃO , ESCOLA TECNICA FEDERAL , ORGANIZAÇÃO , FUNCIONAMENTO , ENSINO PROFISSIONAL , CURSO DE CURTA DURAÇÃO , MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC) .
Normas posteriores
Normas que alteraram ou sejam relacionadas com a presente norma...
Lei nº 6.545 de 30/06/1978