Saúde, perguntado por veronicar1, 9 meses atrás

A síndrome metabólica caracteriza-se pela associação, em um mesmo indivíduo, de dislipidemia, diabetes mellitus do tipo 2 ou intolerância à glicose, hipertensão arterial e excesso de peso ou obesidade. Interligando essas alterações metabólicas, está a resistência à insulina (hiperinsulinemia), daí também ser conhecida como síndrome de resistência à insulina. A SM é a mais comum doença metabólica da atualidade e também a maior responsável por eventos cardiovasculares.

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta a respeito da terapia nutricional na hipertensão.

I. O potássio deve ser restrito em pacientes que utilizam diuréticos, pois esse é poupado no organismo pelo uso desse tipo de medicamento.
II. Em casos de paciente com excesso de peso, o controle de peso é uma medida importante para o controle da pressão arterial, uma vez que, a cada 10 kg eliminados, é observada redução de 5 a 20 mmHg da pressão arterial.
III. Em geral, as bebidas alcoólicas devem ser desaconselhadas aos hipertensos.
Escolha uma:
a. Todas as afirmações estão corretas.
b. I e II estão corretas.
c. II e III estão corretas.
d. I e III estão corretas.
e. Todas as afirmações estão erradas.

Soluções para a tarefa

Respondido por nayanialvesr
14

Quanto à terapia nutricional na hipertensão,  II e III estão corretas (letra C).

  • I. Falso. Apesar de existirem diuréticos poupadores de potássio como amilorida, triantereno e espironolactona, a maioria dos diuréticos geram a perda aumentada de potássio.

  • II. Verdadeiro. A perda de peso é imprescindível para o controle da pressão arterial, ao passo que a obesidade é um fator predisponente da hipertensão.

  • III. Verdadeiro. A ligação entre hipertensão e consumo de álcool já é bem estabelecida. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas é um dos principais fatores de risco para desenvolver a hipertensão.

Portanto, II e III estão corretas (letra C).

Veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/30284117.

Anexos:
Perguntas interessantes