História, perguntado por juanvips10, 10 meses atrás

A riqueza cultural do povo brasileiro advém da pluralidade de etnias que nos formaram, produzindo um patrimônio cultural diversificado.


Assinale a alternativa correta:


Escolha uma:

a). Na época da chegada da esquadra cabralina, as tribos do tronco tupi eram as únicas que tinham uma organização social de classes, e a presença do Estado já era uma realidade.

b). A instituição social que dificultou a formação do povo brasileiro foi o cunhadismo, velho uso indígena que proibia a incorporação de estrangeiros à sua comunidade.

c). Os grupos indígenas encontrados no litoral pelo português eram principalmente tribos de tronco tupi que, havendo se instalado uns séculos antes, ainda estavam desalojando antigos ocupantes oriundos de outras matrizes culturais.

d). Desde os primeiros dias da colonização, o projeto jesuítico se configurou como única alternativa de garantia das culturas indígena e africana, respeitando suas crenças e representações.

e). O surgimento de uma etnia brasileira não anulou as identificações étnicas dos índios e africanos consolidando a democracia racial que vivemos na contemporaneidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por ericgrandisbeato
27

Resposta:

Letra C

Explicação:

Quando da chegada dos portugueses, nossos indígenas eram,

principalmente, dos ramos tupi e tapuia. Com os tupis (que os

portugueses também chamavam de tupinambás) os europeus

tiveram mais contato. Esse era o ramo que falava a língua

conhecida como tupi-guarani. Com os tapuias, os europeus tiveram

pouco contato inicial. Esse ramo falava diversas línguas.

Respondido por kawanleal2012
7

Resposta:

ALTERNATIVA: C

Explicação:

Os grupos indígenas encontrados no litoral pelo português eram principalmente tribos de tronco tupi que, havendo se instalado uns séculos antes, ainda estavam desalojando antigos ocupantes oriundos de outras matrizes culturais.

Perguntas interessantes